GD Access    GD Access    Grupo de Discussão  Ir para Categorias  Grupos técnicos  Ir para Fóruns  Office    buscar o nome arquivo
Go
Novo
Procurar
Notificar
Ferramentas
Responder

-star Rating Vote!  Login/Cadastrar 
<Elves>
postado
Caro colegas.
Gostaria de saber se existe alguma função ou método que busca o nome do arquivo atual.
Tenho uma planilha chamada. Ex: Arquivo1.xls
Gostaria de criar um campo que recebece ("Arquivo1"), ou seja,

x = Nome do arquivo

Desde já agradeço a colaboração de vocês.

Reply With QuoteReport This Post
<hrodriguesmota>
postado
Olá Elves,

Pretendo ajuda-lo, mas preciso de mais informações.

Você quer informar o nome do arquivo em um campo de um form qualquer e, ao ativa-lo, ele trará na tela o arquivo solicitado? Ou você quer apenas que ele grave o nome do arquivo atual em um campo de form?

[]s

Rodrigues

Reply With QuoteReport This Post
Programador Júnior

postado Hide Post
Muito Obrigado pela sua atenção Rodrigues!

Eu gostaria que uma variável recebesse o nome do arquivo da qual estou. Sendo que apartir dela poderei me referenciar a uma outra planilha.

Minhas planilhas são criadas a cada dia e dou nomes a elas com o referido dia atual, ou seja, hoje eu criei um arquivo com o nome de ("29-07-02").xls só que cada planilha faz referência a data(arquivo) anterior, pois elas são acumulativas.

A idéia de referência seria a (data ou nome do arquivo) - 1 para referenciar ao arquivo com a data anterior.

Desde já gradeço a sua ajuda.
Elves Maria

Postagens: 102 | Localização: Guaíba,RS,Brasil | Registrado: 22 May 2001Reply With QuoteReport This Post
Programador Júnior

postado Hide Post
PRezado amigo Rodrigues!
Tinha pedido ajuda pro meu amigo ElvesM e ele deu a idéia de postar um tópico pelo fórum. Mas a informação quem é de inteiro interesse seria meu.

Jardel Devogeski Silveira.

Postagens: 102 | Localização: Guaíba,RS,Brasil | Registrado: 22 May 2001Reply With QuoteReport This Post
Programador Júnior

postado Hide Post
ja tentou usar:

Function GetDbPath() As String
Dim MyDb as Database

Set MyDb = CurrentDB()
GetDbPath = MyDb.Name
End Function
??

Postagens: 84 | Localização: Sao Paulo, SP, Brasil | Registrado: 24 May 2001Reply With QuoteReport This Post
Programador Sênior

postado Hide Post
Elves, não sei se entendi direito mas vc poderia criar uma textbox para referenciar o caminho e o nome do arquivo poderia ser informado manual ou automatica, tipo assim:
vc informa a data de hoje e ele subtrai -1, ou vc coloca direto a função "=Now()-1" eu testei e funcionou direito, na verdade existe várias formas de vc fazer isso.

VC pode fazer o seguinte:

'Abre os arquivos
caminho = TextBox1.Value
arquivo = TextBox4.Value
a = caminho + "\" + arquivo
Workbooks.Open FileName:=a

ou
'Abre os arquivos
dim periodo as string
dim dia as date
date=now()-1
periodo=date
caminho = TextBox1.Value
arquivo = periodo
a = caminho + "\" + arquivo
Workbooks.Open FileName:=a

Seria isso?!

Espero que ajude

Postagens: 381 | Localização: Atlanta, GA, USA | Registrado: 28 December 2001Reply With QuoteReport This Post
Programador Pleno

postado Hide Post
Elves,
Respondendo à sua dúvida inicial: para retornar o nome da pasta atual, use:

X = ActiveWorkbook.Name
ou ainda
X = ActiveWorkbook.FullName

A primeira forma retorna apenas o nome do arquivo (ex.: "Arquivo1.xls") e a segunda retorna também o caminho (ex.: "C:\Meus Documentos\Arquivo1.xls").

Postagens: 225 | Localização: Joinville, SC, Brasil | Registrado: 12 April 2001Reply With QuoteReport This Post
Estagiário

postado Hide Post
Elves, Veja se posso te ajudar.

Public Function F02_ObtemCaminhoDB() As String

Dim dbs As Database
Dim ls_caminho As String
Dim li_tamanho As Integer

Set dbs = CurrentDb()

' obtem o tamanho do nome do arquivo do .mdb (xxx.mdb)
li_tamanho = Len(Dir(dbs.Name, vbDirectory))

' retorna as posições mais a esquerda do nome do database
ls_caminho = Left(dbs.Name, (Len(dbs.Name) - li_tamanho))

' retorna o nome do caminho
F02_ObtemCaminhoDB = ls_caminho

End Function

Att,
Fábio de Farias

Postagens: 35 | Registrado: 18 June 2008Reply With QuoteReport This Post