GD Access    GD Access    Grupo de Discussão  Ir para Categorias  Grupos técnicos  Ir para Fóruns  Access    Transformar null em zero
Página 1 2 
Go
Novo
Procurar
Notificar
Ferramentas
Responder

-star Rating Vote!  Login/Cadastrar 
Programador Pleno

Figura de  K@®in P@t®ocinio ®ecchi
postado
Bom dia pessoal! Estou com um problema que deve ser comum para todos e tenho certeza que alguem já deve ter resolvido tbm! Tenho uma query(consulta) que quando executada o resultado é null, traz somente os nomes dos campos. Ai vai a pergunta, como faço para a consulta me trazer o valor zero? Se eu montar o relatorio e aparecer vazio ninguem ira compreender que o vazio é zero...Aguem pode me ajudar? Eu fiz um IIF, olhem só:Expr1: IIf([TESTA_PROPOSTA]![PROPOSTA]=Null,0,[TESTA_PROPOSTA]![PROPOSTA])
vALEU!

Grato.
Access XP - Inglês

Postagens: 217 | Localização: São Paulo - Brasil | Registrado: 28 June 2005Reply With QuoteEditar ou Apagar MensagemReport This Post
Programador Júnior

postado Hide Post
Patrocínio, pesquise a função Nz:

Nz(Campo, RetornoSeNulo)

t+

Postagens: 257 | Localização: São Paulo, SP, Brasil | Registrado: 22 October 2001Reply With QuoteEditar ou Apagar MensagemReport This Post
Programador Pleno

postado Hide Post
quote:
Nz(Campo, RetornoSeNulo)

Amigo Paulo valeu a ajuda, coloquei este, conforme seu exemplo e pesquisa do help, varResult : Nz([CAC_PROPOSTA]![PROPOSTA], "0"), mas ele ainda não traz o registro com zero, e agora? Lembrando que ele não traz nada somento o nome dos campos. Me ajudem por favor?

Grato.
Access XP - Inglês

Postagens: 217 | Localização: São Paulo - Brasil | Registrado: 28 June 2005Reply With QuoteEditar ou Apagar MensagemReport This Post
Programador Júnior

postado Hide Post
tira as aspas do 0 (zero)

Nz([CAC_PROPOSTA]![PROPOSTA], 0)

t+

Postagens: 257 | Localização: São Paulo, SP, Brasil | Registrado: 22 October 2001Reply With QuoteEditar ou Apagar MensagemReport This Post
Programador Pleno

postado Hide Post
quote:
Nz([CAC_PROPOSTA]![PROPOSTA], 0)

Caro Paulo fiz da seguinte maneira:
no campo field:
VarResult: Nz([CAC_PROPOSTA]![PROPOSTA],0)
Mas ainda traz somente o nome dos campos, e nada de zero. O que eu to fazendo de errado de novo?

Grato.
Access XP - Inglês

Gerente

Figura de  rogerio oliveira
postado Hide Post
Olá patrocinio,
O resultado da sua query não é null, ela não esta trazendo dados nenhum, poste o codigo sql que podemos dar uma olhada par forçar ele gerar resultado

Rogério Oliveira
"A inteligência artificial não é páreo para a estupidez natural."
http://www.vhumano.com.br

Postagens: 2516 | Localização: Guarulhos - SP | Registrado: 03 February 2005Reply With QuoteEditar ou Apagar MensagemReport This Post
Estagiário

Figura de  Regis_M.A
postado Hide Post
provavelmente o valor desse campo não é nulo e sim vasio, vc pode fazer uma função para retornar 0 se IsNull(valor) or valor = ""

"Todo mundo tem cliente, só Analista de Sistemas e Traficante tem usuário!!!"

Postagens: 78 | Registrado: 21 December 2004Reply With QuoteEditar ou Apagar MensagemReport This Post
Programador Pleno

postado Hide Post
quote:
podemos dar uma olhada par forçar ele gerar resultado

Pessoal ai vai o SQL, realmente ele não traz nullo, ele traz vazio...podem me ajudar? agradeço desde já!

SELECT Nz(CAC_PROPOSTA!PROPOSTA,0) AS VarResult, CAC_PROPOSTA.EMPRESA, CAC_PROPOSTA.STATUS_PROP, CFD_PENDENCIA.STATUS_PENDENCIA
FROM CFD_PENDENCIA INNER JOIN CAC_PROPOSTA ON CFD_PENDENCIA.DOCUMENTO = CAC_PROPOSTA.PROPOSTA
WHERE (((CAC_PROPOSTA.EMPRESA)="05") AND ((CAC_PROPOSTA.STATUS_PROP)="00") AND ((CFD_PENDENCIA.STATUS_PENDENCIA)="A"));

Grato.
Access XP - Inglês

Programador Pleno

postado Hide Post
quote:
IsNull(valor) or valor = ""

Tentei isso, mas não funcionou tbm...Alguem pode me ajudar? Obrigado.

VarResult: IIf([PROPOSTA]="",0,[PROPOSTA])

Grato.
Access XP - Inglês

Gerente

postado Hide Post
Coloque uma função antes de rodar a conulta que verfica se a mesma tem dados, caso não tenha, informe ao usuario atraves de um msgBox ("Não ha dados com os parametros especificados"), caso tenha executa a consulta normalmente.

Rogério Oliveira

Postagens: 2516 | Localização: Guarulhos - SP | Registrado: 03 February 2005Reply With QuoteEditar ou Apagar MensagemReport This Post
Programador Pleno

postado Hide Post
quote:
uma função antes de rodar a conulta que verfica se a mesma tem dados, caso não tenha, informe ao usuario atraves de um msgBox ("Não ha dados com os parametros especificados"), caso tenha executa a consulta normalmente.

Caro Rogerio,que se vazio me mostre zero, para montar um relatorio. Se o iif funciona-se...
Se for vazio me mostre ZERO.

Grato.
Access XP - Inglês

Gerente

postado Hide Post
vc esta usando esta consulta em um relatório??

Rogério Oliveira

Programador Sênior

Figura de  Adriano RJ
postado Hide Post
Oi Patrocinio não sei se entendi muito bem mais uma vez precisei fazer isso para fazer um balanço soma despesas, compras e Vendas só que as vezes não via despesa o campo ficava nulo e sendo assim não conseguia calcular todos campos por este que estava nulo. O que eu fiz foi seguinte parece confuso e trabalhoso mais deu certo! Eu no relatorio criei um subrelatotio com os Valores finais da consulta, depois criei uma caixa de texto como o campo exemplo Valor de Origem do Campo texto =Formato(nz([Nome do SubRelatorio].Relatório!Nome do Campo;0);"""R$ ""#.##0,00") sendo se for igual a nulo me mostrou zero e deu para calcular tudo
Espero que isso ajude meu amigo!!

This message has been edited. Last edited by: Adriano RJ,

Um grande abraço...

Postagens: 475 | Localização: Duque de Caxias RJ | Registrado: 10 October 2005Reply With QuoteEditar ou Apagar MensagemReport This Post
Programador Pleno

postado Hide Post
quote:
""

Valeu Adriano pela ajuda mas sera que nao tem como fazer isso na query? pois são varios relatorios...agradeço a todos desde já.

Grato.
Access XP - Inglês

Programador Pleno

postado Hide Post
Rogerio: é uma query! meu to desesperado nao to achando nada.... Triste

Grato.
Access XP - Inglês

Analista Pleno

Figura de  Avelino Sampaio
postado Hide Post
Oi Patrocínio,

Eu faria de duas formas diferentes, já que a sua principal preocupação é com o relatório.

1) Utilize o evento do relatório SE NENHUM DADO DO RELATÓRIO e digite o seguinte código:

MsgBox "Não existe nenhum dado no relatório"
Cancel = True

2) verificar se está consulta possui algum registro através da propriedade RecordCount, se está propriedade possuir o seu valor igual a zero, você deverá enviar uma mensagem avisando que não possui possui dado, caso contrario deverá abrir o relatório.

Dim Rs As DAO.Recordset
Set Rs = CurrentDb.OpenRecordset("SuaConsulta")
If Rs.RecordCount = 0 Then
   MsgBox "Não exite nenhum dado no relatório!"
   'Ou abra um relatório(não acoplado) com a mesma estrutura sendo com valores zerados
   docmd.openReport "SeuRelatórioComValorZerado"
Else
   'docmd.openReport "seuRelatorio"
End If  

t+
...

www.usandoaccess.com.br
vídeo aulas, dicas e tutoriais
muita informação sobre Access 2007

Postagens: 1267 | Localização: Rio de Janeiro | Registrado: 06 September 2003Reply With QuoteEditar ou Apagar MensagemReport This Post
Programador Sênior

Figura de  Adriano RJ
postado Hide Post
Patrocionio eu preciso saber o que vc realmente quer quais são os dados que vc precisa pois uma outra sugestão seria vc criar uma caixa de texto que iria armazena o campo e ai vc usaria o Nz e uma opção e esclarecendo eu já tentei diversas vezes umar Selmed e Nz em consultas e não obtive sucesso pode ser até que funcione mais pesquisando em outras fontes todos os códigos que usei não funcionaram.

espero ter ajudado o amigo!!!

Um grande abraço...

Postagens: 475 | Localização: Duque de Caxias RJ | Registrado: 10 October 2005Reply With QuoteEditar ou Apagar MensagemReport This Post
Programador Pleno

postado Hide Post
quote:
eu preciso saber o que vc realmente quer quais são os dados que vc precisa pois uma outra sugestão seria vc criar uma caixa de texto que iria armazena o campo e ai vc usaria o Nz e uma opção e esclarecendo eu já tentei diversas vezes umar Selmed e Nz em consultas e não obtive sucesso pode ser até que funcione mais pesquisando em outras fontes todos os códigos que usei não funcionaram.

Caros Amigos, por que necessito que a consulta me retorne zero e não vazio, estas querys tem calculos que dependem de outras querys que retornam vazio ou valores, por isso quando retorna valor ele faz o calculo q quando retorna vazio o calculo não é feito e se retornar zero o calculo pode ser realizado. Por isso que a solução em relatorio no meu caso não funciona. Mas desde ja agradeço a atenção e ajuda que todos me deram. E se alguem ver este post e puder me ajudar desde já agradeço.

Grato.
Access XP - Inglês

Gerente

postado Hide Post
Oi Patrocinio, neste caso voce vai ter que mudar as outras querys, normalmente eu faço tudo em uma única query com subquerys. Quer tentar?

Rogério Oliveira

Programador Pleno

postado Hide Post
quote:
neste caso voce vai ter que mudar as outras querys, normalmente eu faço tudo em uma única query com subquerys. Quer tentar?

Caro Rogerio é exatamente isto! Obrigado! Agradeço a todos que me ajudaram tbm!

Grato.
Access XP - Inglês

Tópico Anterior | Próximo Tópico Powered by Eve For Enterprise Página 1 2  

GD Access    GD Access    Grupo de Discussão  Ir para Categorias  Grupos técnicos  Ir para Fóruns  Access    Transformar null em zero

©