GD Access    GD Access    Grupo de Discussão  Ir para Categorias  Grupos técnicos  Ir para Fóruns  Access    Questão Técnica: Acesso a Banco de Dados remoto; VPN X Acesso direto via porta
Go
Novo
Procurar
Notificar
Ferramentas
Responder

-star Rating Vote!  Login/Cadastrar 
Estagiário

postado
Saudações.

Sou leigo no assunto de acesso a banco de dados remotamente via internet para aplicações desktop.
Sei que alguns bancos de dados permitem esse acesso através de uma porta, não sei se o access tem esse recurso, mas minha dúvida é a seguinte:

Fazer uma VPN e acessar/vincular remotamente um banco de dados tem o mesmo desempenho e é semelhante a acessar um banco de dados pela sua porta e pelo IP correspondente ou é diferente ?

O acesso pela porta direto é mais rápido do que o acesso pela VPN, ou o desempenho é praticamente igual em ambos os casos ?

Fiz testes de VPN com links de 1MBps e não ficou muito bom...

Se eu usar outro banco de dados, consigo utilizar o access como Front-end e acessar esse outro banco de dados remotamente pela sua porta ?

Qual a melhor solução para acesso a banco de dados remotos pela internet para aplicações desktop ?

muito obrigado.

Postagens: 31 | Registrado: 27 May 2006Reply With QuoteReport This Post
Programador Sênior

Figura de  MSampaio
postado Hide Post
ola!
Vá ali em procurar faça a busca por hamachi você vai achar alguns posts sobre o assunto.

And after all we're only ordinary men.

Postagens: 416 | Localização: São Paulo - SP | Registrado: 30 December 2004Reply With QuoteReport This Post
Gerente

Figura de  rogerio oliveira
postado Hide Post
wish you where here

Rogério Oliveira

“Aqueles que renegam o conhecimento estão fadados a se submeter ao controle daqueles que dominam a informação”

– Martin Luther King
http://www.vhumano.com.br

Postagens: 2611 | Localização: Guarulhos - SP | Registrado: 03 February 2005Reply With QuoteReport This Post
Estagiário

postado Hide Post
Vocês não entenderam minha pergunta, pergunto sobre desempenho e outras alternativas...
eu não quero saber como fazer VPN
já fiz VPN e já testei...
quero saber se o acesso direto a banco de dados pela porta é mais rápido que pela VPN ou não.
=)

Analista Sênior

Figura de  JBSR
postado Hide Post
Desculpe minha ignorância, mas o que você chama de "diretamente pela porta"? Está se referindo das portas do Windows? Qual porta precisamente você está se referindo? 80,21, etc.

Você mensionou algums banco de dados... O SQL e o MySQL permite conexão remota através do TCP/IP para um IP fisico na internet. É sobre isso que estamos falando?

Com base das suas perguntas e com base na minha suposição adiantada pelas respostas:

Através do TCP/IP em um servidor Web: não recomendo pois os proprios servidores não conseguem garantir o minimo decente de estabilidade da conexão para a transferência de dedos, alegando que existem N fatores aleio a vonte dos mesmos como instalabilidade da conectividade e velocidade de conexão na internet que é variavel.

Através de VPN: é a opção mais viavel de integração entre duas ou mais empresas. Lembrando que o Hamachi não é a melhor opção para tal. Existem aplicativios melhores com o TeamWiel, porem uma VPN fisica é mais recomendavel. Hoje a OI (antiga Telemar) presta esse serviço por um preço de R$ 56,00 por pontos e a conexão e mais estaval que os aplicativos com o Hamachi e o Team.

Vale lembra que tal tipo de conexão deverá ser feita utilizando ADO ou DAO, pois uma vinculação direta na fonte de dodos pode comprometer o back-end.

Aguardo retorno.

"Conhecimento é poder."

'Ferramentas KSDTools: distribuia suas aplicações sem a necessidade de instalar o Access ou Runtime. www.kartoffel.com.br"

Postagens: 1708 | Localização: Belo Horizonte | Registrado: 15 July 2003Reply With QuoteReport This Post
Estagiário

postado Hide Post
Pode-se melhorar o desempenho, tendo uma boa internet, e ainda deixando o modem em modo bridge.

ausdhasdhuuhhu

Postagens: 54 | Registrado: 08 January 2008Reply With QuoteReport This Post
Estagiário

postado Hide Post
É isso ai JBSR, supôs corretamente, falava de conexão remota através do TCP/IP para um IP.

Reformulando tua primeira resposta, se eu fizer o acesso pela porta do banco via TCP/IP para um IP fixo do meu computador remoto, não na WEB como citastes,(filial-matriz por exemplo) ficaria com desempemho igual, melhor ou pior se comparado com uma VPN ?

E quanto a fazer VPN pelo próprio windows, tem algum problema ou restrição ?
pq usar hamachi ou outros programas ?

obrigado

Gerente

postado Hide Post
Rogerio

Recentemente a única opção que ficou melhorzinha no meu caso foi utilizando um terminal service.
O usuário acessa a rede VPN e abre um TS abre o sistema do TS e opera ali dentro..

Mas também esbarrei no link.

BEM VINDOS.... ENCONTRO DO FORUM 2010 - ACCESS DAY LITE III em NOVEMBRO. AMANTES DO ACCESS.. Inscrições abertas !!!!!
Desenvolvedor ACCESS - 12 Anos
MSN - nascimento_flavio@hotmail.com
Tel - (011) 9845-6262

Postagens: 3097 | Localização: Sao Paulo | Registrado: 14 September 2001Reply With QuoteReport This Post
Analista Sênior

Figura de  JBSR
postado Hide Post
Rogerio, se você tem os meios para fazer a VPN através dos recursos do Windows, melhor ainda. Contudo, lembre-se, por melhor que seja a conexão, há os momentos de "pico" que devem ser levados em consideração. Para evitar perdas ou comprometimento de dados, a melhor manheira é abrir a conexão, fazer o que tem que ser feito, e fecha-la novamente (igual já estamos acostumados com o ADO e DAO mesmo).

Ainda que insistamos em utilizar o Access nessas empreitadas, ele não é o melhor aplicativo para isso. A plataforme Sharepoint, foi desenvolvida justamente para esse tipo de trabalhos, ele está sendo muito utilizada em intranets. O Groove também é uma boa pedida (mas esse fica em colaboração de desenvolvimento, pelo menos foi o que me falaram).

Eduardo, embora o modo bridge tende a melhor e muito a conexão, apontando para a Net ou utilizando terceiros como o hamachi por exemplo, depende-se ainda do status do servidor que presta o serviço.

Eu utilizo o Team para isso, e hora a conexão está boa, hora não... há N fatores que fogem ao controle fora do mesmo ambiente de rede.

A vantagem de uma empresa contratada como a OI é que em contrato, ele é obrigada a garantir o minimo da qualidade de serviço.

No caso do hamachi e o team por exemplo, como se adquiri um software que utiliza-se o servidores deles, há uma clausulá lá, falando justamente da instabilidade do servidor, e aqueles bla-bla-blas que a gente está acostumado a saber (fazer-se o que...).

"Conhecimento é poder."

'Ferramentas KSDTools: distribuia suas aplicações sem a necessidade de instalar o Access ou Runtime. www.kartoffel.com.br"

Postagens: 1708 | Localização: Belo Horizonte | Registrado: 15 July 2003Reply With QuoteReport This Post