GD Access    GD Access    Grupo de Discussão  Ir para Categorias  Grupos técnicos  Ir para Fóruns  Access    Filtrar por formulário
Go
Novo
Procurar
Notificar
Ferramentas
Responder

-star Rating Vote!  Login/Cadastrar 
Estagiário

postado
Bom dia a todos,
Sou usuário de Access 97, iniciante, e ficarei muito agradecido se me ajudarem com a seguinte dúvida:

1 - Tenho um formulário para busca e alteração de registros, que é acionado por um botão de comando que está no formulário "Munu Principal".

2 - Para localizar o registro a ser alterado é utilizada a ferramenta "filtrar por formulário". O usuário precisa clicar em "Filtrar por formulário" para ativar a função, para depois selecionar nas ComboBox os parâmetros de filtragem, e depois clica em "aplicar filtro" para executar a busca.

Pergunta: Como fazer para que a opção "Filtrar por formulário" seja ativada automaticamente na abertura do formulário?

Agradeço antecipadamente pela ajuda que possam me dar.

Luiz

Postagens: 40 | Registrado: 18 January 2006Reply With QuoteReport This Post
Analista Sênior

Figura de  Avelino Sampaio
postado Hide Post
Bem-vindo Luiz

No evento ao abrir ponha o código abaixo.

Private Sub Form_Open(Cancel As Integer)
DoCmd.RunCommand acCmdFilterByForm
End Sub

sucesso
...

www.usandoaccess.com.br
vídeo aulas, dicas e tutoriais
muita informação sobre Access 2007

Postagens: 1412 | Localização: Rio de Janeiro | Registrado: 06 September 2003Reply With QuoteReport This Post
Estagiário

postado Hide Post
quote:
Private Sub Form_Open(Cancel As Integer)
DoCmd.RunCommand acCmdFilterByForm
End Sub

Graaande Avelino,
Funcionou redondo. Grande Sorriso
Muito obrigado pela ajuda. Abraço!!
Luiz

Estagiário

postado Hide Post
Ao Avelino, que já me ajudou uma vez, ou alguém que tiver a solução.

Utilizei o código que vc mandou e agora sempre que eu abro o formulário a opção "Filtrar por formulário já está ativada. Maravilha !!!!!
Porém, todos os botões do formulário ficam inativos quando o filtro está ativado Confuso.
Pergunta: Tem como deixar algum botão ativado mesmo quando a opção "filtrar por formulário" está ativa?

Luiz

Analista Sênior

Figura de  Avelino Sampaio
postado Hide Post
Oi Luiz

Está certo...todos os botões e os campos não acoplados a tabela ficam inativos.

No meu entender, o que o Access faz é copiar um clone sobreposto ao formulário original. Se você quiser utilizar os botões deverá então fechar o formulário filtro (voltando a condição normal)

Para fechar o formulário filtro basta clicar no botão fechar (X) ou vá na barra de menu de filtragem e clique em fechar (ALT + C).

Espero ter ajudado.
...

www.usandoaccess.com.br
vídeo aulas, dicas e tutoriais
muita informação sobre Access 2007

Postagens: 1412 | Localização: Rio de Janeiro | Registrado: 06 September 2003Reply With QuoteReport This Post
Estagiário

postado Hide Post
Ok Avelino, Obrigado mais uma vez pela ajuda.

Eu pretendia colocar um botão "Localizar", com o comando "aplicar filtro", ao lado das caixas de combinação onde o usuário seleciona os parâmetros, além do botão "Fechar". Más.... se não dá. Não dá.

Continuarei com os comandos na barra de menu.

Abraço,

Estagiário

postado Hide Post
Boa noite Avelino,

Obrigado por mais estas sugestões. Vou analisar amanhã o exemplo que vc enviou porque hoje já são 23:25h e eu já tomei umas 03 latinhas e aí, sabe como é, os neurônios começam a tropeçar um no outro.

Percebi que no seu exemplo as duas caixas de combinação utilizadas para pesquisar são independentes. Ou seja, a pesquisa pode ser realizada por "Nºde pedido" ou "Nome do Fornecedor".
No meu caso eu preciso pesquisar com critérios cumulativos. Tenho 03 caixas de combinação para filtrar os registros: Filial, Tipo de auditoria e Empresa de auditoria.
Por exemplo: Preciso listar:
- da filial "Alfa";
- as auditorias de "Balanço";
A filtragem precisa atender aos 02 critérios cumulativamente.

Amanhã vou analisar seus exemplos e tentar definir qual a forma de filtragem mais apropriada.

Brigadão,

Luiz

Estagiário

postado Hide Post
Olá Avelino,

Eu alterei o seu exemplo e coloquei o novo código que vc informou no AfterUpdate da Combo2, conforme abaixo, más deu erro:

Código:
Private Sub cboCon2_AfterUpdate()

Mensagem de erro:
Erro em tempo de execução 3075.
Erro de sintaxe (operador faltando) na expressão........

No meu BD, por enquanto, vou continuar utilizando a ferramenta "Filtrar por formulário". Com a dica que vc deu para já abrir ativado, está atendendo minha necessidade, apesar do inconveniente dos comandos terem que ficar na barra de menu e não em botões.
Más não vou desistir de montar uma filtragem melhor. Vou continuar pesquisando e coletando as dicas do fórum para daqui um tempo eu dar uma recauchutada no BD e quem sabe alterar a forma de filtragem. Primeiro eu preciso aprender um pouco mais de VBA e SQL.

Muito obrigado pela ajuda.

Luiz

Estagiário

postado Hide Post
Naz mensagem anterior o código não saiu completo:

Private Sub cboCon2_AfterUpdate()
DoCmd.ApplyFilter , "ped_fornecedor = '" & Me!cboCon2 & "' AND ped_Número = " & Me!cboCon1
Me!ped_número.SetFocus: Me!cboCon2 = Null
End Sub

Estagiário

postado Hide Post
Pô Avelino, eu fico até envergonhado com tanta ajuda.
Agora já tenho diversão para o Domingo: analisar seus exemplos e tentar aplicar no meu BD.
Obrigado,