GD Access    GD Access    Grupo de Discussão  Ir para Categorias  Grupos técnicos  Ir para Fóruns  Access    Code Complete
Página 1 2 
Go
Novo
Procurar
Notificar
Ferramentas
Responder

-star Rating Vote!  Login/Cadastrar 
Analista Sênior

Figura de  JBSR
postado
Nosso amigo Flavio Lima me recomendou o livro "Code Complet de Steve MCConnel", com base no que alguns dos membros mais esperientes do FA, lhe informou.

Gostaria que quem conhece o conteudo do livro, se pudesse fizesse comentarios sobre o mesmo, inclisive sobre sua recomendação para VB e VBA.

A quem puder colaborar, deixo meus agradecimentos.

"Conhecimento é poder."

Aprenda compilar um executavel para o seu MDB.
http://www.compraja.com.br/anuncio.asp?id=193404
Suporte e treinamento em MS Access.
www.kartoffel.com.br
www.websuporte.kartoffel.com.br

Postagens: 1608 | Localização: Belo Horizonte | Registrado: 15 July 2003Reply With QuoteEditar ou Apagar MensagemReport This Post
Gerente

Figura de  OsmarJr
postado Hide Post
O livro tem exemplos em VB, C++, C# e Java. Acho que mais importante que os exemplos é a apresentação de técnicas e estratégias de desenvolvimento. É o ABC das boas práticas.

Vale a pena. Vi as últimas edições na Livraria Cultura, em inglês e português.

========================================================
A culpa é minha e eu ponho ela em quem eu quiser! (Homer J Simpson)

Postagens: 3174 | Localização: Curitiba - PR | Registrado: 08 March 2001Reply With QuoteEditar ou Apagar MensagemReport This Post
Moderador
Diretor

Figura de  Sampaio Lima
postado Hide Post
Oi,

realmente o que prevalece é a apresentação da boa prática da construção dos códigos

==============================
Desenvolvimento e Consultoria
[i]
E-mail:sampaio_lima@hotmail.com

Postagens: 4349 | Localização: Fortaleza - ce | Registrado: 29 January 2001Reply With QuoteEditar ou Apagar MensagemReport This Post
Moderador
Diretor

postado Hide Post
Tenho o livro e acho muito bom.

----------------------------------------------------
Luiz Cláudio C. V. Rocha
Microsoft MVP Office - MCP - MOS
http://msmvps.com/officedev - http://www.accessfaq.com.br

Postagens: 5899 | Localização: São Paulo, SP, Brasil | Registrado: 02 February 2001Reply With QuoteEditar ou Apagar MensagemReport This Post
Analista Júnior

Figura de  Alexandre Minato
postado Hide Post
JBSR,

Também tenho o livro e achei excelente. Serve como uma referência. Não é um livro focado em POO mas, como disse o Osmar, apresenta boas práticas e é ótimo para comparar linguagens (como se faz em VB, C# etc).

É um bom investimento. Como disse ao Flávio, foi o primeiro bom livro que Li (um clássico)

---------------------------------------------
Alexandre Minato

Postagens: 561 | Localização: Guarulhos / SP | Registrado: 30 October 2006Reply With QuoteEditar ou Apagar MensagemReport This Post
Analista Sênior

Figura de  JBSR
postado Hide Post
Valeu pela opinião de vocês. Com certeza via entrar pra minha coleção.

Valeu pessoal.

"Conhecimento é poder."

Aprenda compilar um executavel para o seu MDB.
http://www.compraja.com.br/anuncio.asp?id=193404
Suporte e treinamento em MS Access.
www.kartoffel.com.br
www.websuporte.kartoffel.com.br

Postagens: 1608 | Localização: Belo Horizonte | Registrado: 15 July 2003Reply With QuoteEditar ou Apagar MensagemReport This Post
Gerente

postado Hide Post
Ola pessoal ...

O Livro (Ed2 Portugues) no site da relativa custa 126,00 e tem nada menos que 928 páginas, esta disponível em diversas livrarias (como pude encontrar), mas esse foi o menor preço que consegui.

Na realidade o livro foi muito comentado no encontro que fizemos recentemente em São Paulo, O Grande Minato deu alguns detalhes do livro que certamente o Osmar ja debugou linha a linha desse material.

Segundo Minato... existe o programador antes e depois desse livro... Confuso rs..rs...

Boa leitura a todos que adquirirem o livro e tiver a paciência de ler o material.

Desenvolvedor ACCESS - 10 Anos
MSN - nascimento_flavio@hotmail.com
Tel - (011) 9845-6262

Postagens: 2723 | Localização: Sao Paulo | Registrado: 14 September 2001Reply With QuoteEditar ou Apagar MensagemReport This Post
Gerente

postado Hide Post
Pessoal

Recebi o Livro nesse final de semana e claro essas 928 página vão me deixar doidinho...

Consegui (até por conta de família.. filho) ir até a página 85.

Dando uma folheada rápido alguns tópicos vcs vão gostar de saber como:

* Interface de Classe (recordo bem esse nome no encontro por Alexandre Minato)
* Motivos para criar classe
* Além das classes pacotes
* Projeto de software em níveis de rotina
* Programação defensiva
* Métodos baseado em tabelas
* Erros típicos de desenvolvedor
* Depuração, visão geral , como localizar erros, considerações apsicológicas
* Estratégia de otimização de código, desempenho, medição, iteração
* Padrões do IEEE
* Variáveis globais

Pontos do cotidiano como loop, if, case, while, for

E inclusive assuntos que passei na faculdade como recusrividade, ponteiro,Arrays, pontos flutuantes, TAD.

Eu só não encontrei no índice ainda a questão do DAO e ADO, mas com cereza o livro deve abordar...

Tel - (011) 9845-6262

Postagens: 2723 | Localização: Sao Paulo | Registrado: 14 September 2001Reply With QuoteEditar ou Apagar MensagemReport This Post
Gerente

Figura de  OsmarJr
postado Hide Post
Minato: Feliz Feliz Criamos um monstro Feliz Feliz

========================================================
A culpa é minha e eu ponho ela em quem eu quiser! (Homer J Simpson)

Postagens: 3174 | Localização: Curitiba - PR | Registrado: 08 March 2001Reply With QuoteEditar ou Apagar MensagemReport This Post
Programador Pleno

postado Hide Post
Fiquei interessado em ler esse livro, por acaso é esse daqui?

http://www.submarino.com.br/produto/9/300251/code+complete

Postagens: 171 | Registrado: 24 October 2006Reply With QuoteEditar ou Apagar MensagemReport This Post
Gerente

postado Hide Post
Caros....
Monstro é esse livro... rs..rs.rs..rs..rs...

Dimitri

Procure na relativa.com.br (126,00) , entregam rapidinho.

Tel - (011) 9845-6262

Analista Júnior

postado Hide Post
Osmar...

Realmente, o cara tá ficando doido mesmo!!! Flávio, seja bem vindo hahahahah

Alexandre Minato

Postagens: 561 | Localização: Guarulhos / SP | Registrado: 30 October 2006Reply With QuoteEditar ou Apagar MensagemReport This Post
Analista Júnior

postado Hide Post
Dimitri

É este sim!

Alexandre Minato

Programador Júnior

Figura de  Gilberto Mendes
postado Hide Post
Fala, Flávio, beleza?

Você me conhece, gosto da simplicidade no código e no processo de desenvolvimento.

Estas técnicas podem ser aplicadas ao Access? Quais são as vantagens?

A gente pode, inclusive, criar um tópico sobre o assunto e ir dialogando sobre a utilidade e praticidade de cada técnica.

Um abraço,

Gilberto Mendes
Desenvolvedor Access
www.sistemasemaccess.com.br

Postagens: 92 | Registrado: 03 February 2005Reply With QuoteEditar ou Apagar MensagemReport This Post
Programador Pleno

postado Hide Post
quote:
Postado originalmente por Alexandre Minato:
Dimitri

É este sim!

Valeu Alexandre, mas acho que vou ter que ficar com o sugestão do Flávio, esse do submarino esta em inglês.

Postagens: 171 | Registrado: 24 October 2006Reply With QuoteEditar ou Apagar MensagemReport This Post
Programador Júnior

postado Hide Post
Bom, as primeiras impressões:

Impaciente que eu sou, já descolei o livro por aqui, li apenas as notas sobre a segunda edição, mas percebo que é um material de primeira.

O livro foi escrito com uma meta de 30 ou 40 mil exemplares, vendeu 250 mil durante os 10 anos. A segunda edição revisa certos elementos novos, como OOP e desenvolvimento rápido.

E XP é um conjunto de metodologias que muito me interessa. Uma frase interessante - e coerente - sobre planejamento:

"O propósito do planejamento é ter certeza de que ninguem morra de fome ou congelado durante a viagem. Não é um mapa que antecipa cada passo. A idéia é aceitar o inesperado e aproveitar oportunidades imprevistas. É uma boa abordagem para um mercado caracterizado por ferramentas, pessoas e padrões em constante e rápida mudança."

Além disto, o livro é voltado tanto para pequenos projetos como para projetos específicos (como segurança, games, engenharia, ciência e negócios).

Acho que vale um tópico pra cada assunto, pesquisando também o que já foi escrito aqui no forum. Aliás, pode ser até uma área separada da área de access.

Bom, muito bom... Grande Sorriso

Um abraço,

Gilberto Mendes
Desenvolvedor Access

Postagens: 92 | Registrado: 03 February 2005Reply With QuoteEditar ou Apagar MensagemReport This Post
Gerente

postado Hide Post
Minato... ué ... foi vc mesmo quem deu a dica.. não se lembra...rs...rs..rs...

Grande Gilberto

kkkkkkkkkkkkkk .... Inmpaciente foi legal..

Acho que o tema do livro diz tudo:

Code Complete - Boas práticas - Um gruia prático a construção de software.

O autor ressalta que o livro não foi escrito para uma linguagem específica abrangendo uma referencia de boas práticas de desenvolvimento de software.

Pra vc ter uma idéia nas 45 páginas que li, ele comenta o fato de não existir um livro com as melhores práticas, desenvolver software com qualidade, o porque da construção de software etc. ( é bem melosinho.. chatinho também mas eu vou ler linha a linha desse livro..... o autor não deve ser considerado vencedor duas vezes do prêmio Jolt Award (promovido pela Software Development Magazine) a toa .. )

No livro além da explicação tem os códigos em C++ e VB.(mas ainda não chegeui la..)

Vou citar um pedaço...

Steve McConnell " Quem deve ler esse livro.. A experiência em pesquisa e programação reunida neste manua o ajudara a criar software de maior qualidade e a executar seu trabalho mais rapidamente e com menos problemas.Tratase de um guia construído através de experiências, referencias, livros e grandes programadores o que tornou possível criar um referência aos projetos de contrução de software bem como sintetizar códigos antes complexos"

Ele também ressalta em trechos as vantagens para Programadores experientes, Líderes Técnicos, Programadores Auto didata e estudantes.

O livro entra nos detalhes essenciais da construção, como os passos a serem seguidos na formação de classes, as particularidades do uso de dados e das estruturas de controle, depuração, refactoring e técnicas e estratégias de otimização de código.

Tel - (011) 9845-6262

Programador Júnior

postado Hide Post
Sim, sim...

Eu só não chego na pagina 45 porque tenho projeto pra entregar, mas volto pra SP hoje e vou lendo um pouco mais.

Agora que o meu time está completo (estamos em 6 programadores mais uma pessoa no comercial) quero voltar a dedicar um tempo para escrever novos artigos (tem um a caminho) e produzir conhecimento. Neste sentido, que quero documentar os processos e ferramentas internas, bem como criar uma metodologia que reuna algumas destas boas práticas, em especial uma metodologia de testes, revisão e controle de qualidade e não conformidades.

Vamo que vamo, rsrsrss!

Um abraço,

Gilberto Mendes
Desenvolvedor Access

Programador Júnior

postado Hide Post
Para quem quer se envolver no processo, tem um link interessante, onde vocês podem saber mais sobre o livro Piscando

http://rapidshare.com/files/150330241/Code_Complete_A_P...are_Construction.pdf

Vamos fazer um grupo de estudo coletivo? Minha sugestão é lermos até a página 40 e discutir as idéias iniciais e metáforas de desenvolvimento.

Mas acho que ler em portugues pode ser um pouco mais fácil Piscando

This message has been edited. Last edited by: Gilberto Mendes,

Um abraço,

Gilberto Mendes
Desenvolvedor Access

Gerente

postado Hide Post
Gilberto

O os capítulos começam efetivamente na pagina 41.

A parte I do livro corresponde a 4 capitulos.
Do 1 ao 3 são +- 20 páginas
Do 3 ao 4 são + 30 páginas

Tel - (011) 9845-6262

Tópico Anterior | Próximo Tópico Powered by Eve For Enterprise Página 1 2  

GD Access    GD Access    Grupo de Discussão  Ir para Categorias  Grupos técnicos  Ir para Fóruns  Access    Code Complete

©