GD Access    GD Access    Grupo de Discussão  Ir para Categorias  Grupos técnicos  Ir para Fóruns  Access    campo invisivel em subformulario
Go
Novo
Procurar
Notificar
Ferramentas
Responder

campo invisivel em subformulario
 Login/Cadastrar

Estagiário

postado
Amigos, tenho um subformulario que possui campos invisiveis e de acordo com alumas opções eles ficam visivies, mas não consigo fazer com que fique visivel apenas na linha em que coloco a opção, ou seja, quando a opção é sim todos ficam visiveis e quando é não todos ficam invisiveis...O que fazer?

Postagens: 31 | Registrado: 21 March 2005Reply With QuoteReport This Post
Programador Júnior

postado Hide Post
Coloque o código que vc usa para q eu tente te ajudar

Marcelo Sena

Postagens: 112 | Localização: São Paulo | Registrado: 03 February 2002Reply With QuoteReport This Post
Estagiário

postado Hide Post
quote:
que

É um formulário do tipo tabela?

Produto Valor Acrescimo Preço Tributa
xxxxxxxx 30,00 20% 36,00 0
yyyyyyyy 20,00 30% 26,00 1 2,80

O form seria mais ou menos isso, só que o campo Val_tributa só deve aparecer quando o Tributa for 1, mas deve ser visivel so naquela linha e não esta acontecendo, se colcoar 1 aparece o campo visivel em todas as linhas...

Estagiário

postado Hide Post
Não ficou alinhado, explicando o 0 e o 1 pertencem ao campo Tributa...

Coordenador

Figura de  Renato Santos
postado Hide Post

Carlos,

Sugiro que use a formatação condicional para o campo (menu "Formatar - Formatação condicional"), determinado que se o valor do campo for igual a 1 a cor da fonte seja Preta, caso contrário, Branca.
Espero ter ajudado. Feliz

Postagens: 1956 | Localização: Belo Horizonte | Registrado: 22 November 2002Reply With QuoteReport This Post
Estagiário

postado Hide Post
Mas eu não quero formatação e sim a propriedade visible, se o campo for 1 a propriedade tributa.visible = true else tributa.visble=false

so que se for 1 fica true em todas as linhas do subform e se for 0 fica false em todas mesmo nos que tem 1...

Diretor

postado Hide Post
Como o Renato sugeriu, se você entender (ler no Help do Access, utilizar o Procurar do Fórum) o que é Formatação Condicional, o seu problema estará resolvido.

EX: utilize a cor da fonte igual a cor do fundo para não visualizar o valor.

Postagens: 4130 | Registrado: 01 February 2001Reply With QuoteReport This Post
Estagiário

postado Hide Post
quote:
para

Agradeço o empenho e colaboração dos amigos do fórum, mas ainda não chegamos a um entendimento.

Eu entendi o posicionamento e as dicas de vocês, mas temos que considerar que é um subformulário (formulário - tipo tabela) e quando a formatação é aplicada - aparece em todas as linhas e não apenas na linha que atende ao critério.

Coordenador

Figura de  Renato Santos
postado Hide Post

Carlos,

Quem ainda não chegou ao "entendimento" foi você, pois é totalmente possível aplicar a formatação condicional em folha de dados.
Pesquise, tenho certeza que conseguirá entender como se trabalhar com tal ferramenta.
Abraços. Feliz

Postagens: 1956 | Localização: Belo Horizonte | Registrado: 22 November 2002Reply With QuoteReport This Post
Gerente

Figura de  Cláudio Más
postado Hide Post
Acho que não dá mesmo pra resolver usando formatação condicional, pois a formatação seria aplicada ao campo de teste (Tributa), e não ao campo Val_tributa, como o Carlos precisa.

Failing to plan is Planning to fail

Postagens: 3562 | Localização: Rio de Janeiro | Registrado: 16 September 2004Reply With QuoteReport This Post
Programador Sênior

Figura de  Adriano RJ
postado Hide Post
Caro amigos Carlos posso te dar uma sugestão antes de queimar todos os fuziveis procure sempre o mais facil ou seja o que obvio depois de conseguir ai sim vc pode ter de outra maneira por isso use a ideia do nosso grande amigo Renato estude a formatação condicional não custa nada olhar o help do access eu creio que a cada dia vc podera crescer um degrau pois eu sempre falo que quando as pessoas dizem que impossivel de fazer ou dizem que não da pra fazer no access isso é um grande erro as vezes pois access e uma grande ferramenta de programaçao um grande abraço

Postagens: 475 | Localização: Duque de Caxias RJ | Registrado: 10 October 2005Reply With QuoteReport This Post
Diretor

postado Hide Post
Claudio,

Se você já utilizou Formatação Condicional deverá, ao menos, ter observado que na montagem da Condição existe uma opção para utilização de expressões.

Gerente

Figura de  Cláudio Más
postado Hide Post
JorgeHF,

Como seria a expressão que formataria o campo Val_tributa, de acordo com o valor de Tributa?
Sei que tenho muito ainda a aprender com o Access, e agradeceria muito se me ajudasse com essa solução. Lembro que tive problema semelhante e da mesma forma não consegui resolver com formatação condicional.

Postagens: 3562 | Localização: Rio de Janeiro | Registrado: 16 September 2004Reply With QuoteReport This Post
Analista Sênior

Figura de  Felipe Cortez
postado Hide Post
Galera pega leve rsrsrsrs

olha só Claudio vc deve fazer o seguinte na opção no evento apos atualizar da sua opcao vc coloque um código dessa maneira

if me!suaopcao = true
me!seucampoquetainvisivel.visible = true
end if

e por ai vai como disse o pessoal no help do access tem muita informação boa utilize mais ele e o procurar ali em cima se for isso mesmo agradeça se não for explique melhor que tentarei te ajudar existe umas apostilhas no meu site pega la e bons estudos.

Sds
Felipe Cortez

Postagens: 1339 | Localização: Macaé RJ | Registrado: 09 December 2004Reply With QuoteReport This Post
Diretor

postado Hide Post
Carlos e Claudio,

1) Abra a caixa da Formatação Condicional em relação ao campo a formatar, no caso, Val_tributa.

2) Na Condição escolha "A expressão é".

3) Na caixa de texto da expressão digite:
[Tributa] <> 1

4) Após, estabeleça a formatação que você quizer - se for para tornar não-visível faça a cor da fonte igual à cor do fundo.

Diretor

postado Hide Post
Felipe,

Se você utilizar a rotina citada os campos de todos os registros não sofreriam a modificação (ficariam não-visíveis) já que o form é contínuo ?

A solução é a formatação condicional.

Gerente

Figura de  Cláudio Más
postado Hide Post
Valeu JorgeHF, nem preciso testar, é bem simples e tenho certeza que vai funcionar!

Moderador
Diretor

postado Hide Post
A propriedade Visible é da coluna inteira, não apenas de alguns registros. Em formulários contínuos ou folhas de dados, a solução é usar a formatação condicional, como explicado pelos colegas acima.

----------------------------------------------------
Luiz Cláudio C. V. Rocha
Microsoft MVP Office - MCP - MOS
http://officedev.wordpress.com

Postagens: 6284 | Localização: São Paulo, SP, Brasil | Registrado: 02 February 2001Reply With QuoteReport This Post
Analista Sênior

Figura de  Felipe Cortez
postado Hide Post
Agora entendi neste caso não é ocultar a coluna e sim mudar a cor do fundo neste caso vcs tem razão formatação condicional sem dúvida...

não tinha percebido que era sub form...valeu Jorge/Luiz Claudio Abraços...

Sds
Felipe Cortez

Postagens: 1339 | Localização: Macaé RJ | Registrado: 09 December 2004Reply With QuoteReport This Post
Estagiário

postado Hide Post
Amigos, entendi perfeitamente agora e funcionou com sucesso.

Agradeço a colaboração de todos.

Abraços