GD Access    GD Access    Grupo de Discussão  Ir para Categorias  Grupos técnicos  Ir para Fóruns  Access    Até onde podemos ir com o Access?
Página 1 2 3 4 5 6 7 8 
Go
Novo
Procurar
Notificar
Ferramentas
Responder

5-star Rating (10 Votes) Vote!  Login/Cadastrar 
Programador Pleno

Figura de  Criquio Calavera
postado Hide Post
Julia, calma. Eu tambem uso as mais variadas linguagens de programação e tenho mais de uma década de experiência, e é por isso que digo que tudo é uma questão de prática e adaptação. O Access é sim uma ferramenta muito eficiente para a criação de banco de dados. Como disse, toda ferramenta tem seus prós e seus contras, que o programador contorna fazendo testes e adaptando quando encontra falhas no sistema. Não é questão de ser melhor ou pior, é questão de adaptação e melhorias quando necessárias no sistema criado.
Paz e um grande abraço.

*
Else
MsgBox "Que saudade da minha filha Triste"
End If
End Sub

Postagens: 273 | Localização: Algum lugar do sistema solar | Registrado: 07 February 2010Reply With QuoteReport This Post
Iniciante

postado Hide Post
quote:
Criquio

Sem crise Criquio, se puder me envie o seu projeto. Em se tratando de Access eu só acredito vendo.

Só mais um exemplo de lentidão do Acess: há uns 4 anos precisávamos conectar as filias à nossa matriz; imediatamente pensei: "legal, vamos poder utilizar uma VPN". E foi feito. Mas quando se vinculava as tabelas, quem disse que dava para carregar os forms. O sistema ficou tão lento que tornou-se inviável utilizar as tabelas do Access, tivemos que migrar as tabelas para o SQL Server e refazer boa parte do código.

São muitas dificuldades trabalhar com Access. A dor de cabeça não vale à pena.

Abraços,
Julia

Postagens: 8 | Registrado: 22 April 2010Reply With QuoteReport This Post
Programador Pleno

postado Hide Post
Carregar os forms? Quer dizer, carregar todo o sistema pela rede? Costumamos usar os forms localmente para carregar as tabelas pela rede. Tenho feito isso sem problemas, quer dizer, usando front-end localmente e back-end pela rede.

*
Else
End If
End Sub

Postagens: 273 | Localização: Algum lugar do sistema solar | Registrado: 07 February 2010Reply With QuoteReport This Post
Iniciante

postado Hide Post
Oi,

Veja que eu disse "Mas quando se vinculava as tabelas, quem disse que dava para carregar os forms". Claro que os forms e demais objetos estão localizados localmente, eu não cometeria este erro de carregar forms.

Agora vc provavelmente vai argumentar: "mas vc conseguiu utilizando o access como front-end". Sim, consegui. O problema é: a que custo conseguimos. Sim, tem custo, o chefe que fica nos olhando como se fossemos incompetentes, os usuários que perguntam: "vcs não tem muita experiência, não é mesmo?"
Veja o quão custoso que é/foi!

Abraços,
Julia

Programador Pleno

postado Hide Post
Foi isso que eu disse, toda ferramenta de programação exige adaptações em alguns momentos, dependendo da finalidade a que se destina a aplicação. E todo programador vez ou outra precisa adaptar alguma coisa, independente da linguagem usada. Alguns recursos dependem de blibliotecas externas, de APIs e por aí afora. O bom disso tudo é que sempre ampliamos nosso nível de conhecimento. Isso acontece com o vb, com o vba no Access, Pascal, linguagens voltadas para a Internet e por aí afora, e é isso que eu gosto no mundo da programação, vencer desafios e aprender com eles, avançando e ampliando horizontes.

*
Else
End If
End Sub

Coordenador

Figura de  Cláudio Más
postado Hide Post
Julia,

Da minha parte, desconfio é de quem não consegue trabalhar com o Access... rs

Uso o Access como front-end, e aí não cabe comparação com Oracle, são aplicações distintas (front-end e banco de dados).

Dizer que a linguagem está crivada de bugs e só se lembrar de um (será?), também não vale! rsrs

Não posso enviar um sistema grande para sua avaliação, pois o que eu gostaria de demonstrar é de uma empresa em que trabalhei há 10 anos e que faturava na faixa do milhão por mês, com um sistema feito em Access 2.0 (existiu a versão 3???).

Mas posso enviar um pequeno aplicativo meu, que acessa uma base de quase 90MB e 600.000 registros (CEP's do Brasil inteiro) em um servidor SQL Server na web, verá que não é nada lento como vc disse (mais um erro seu, usar tabelas vinculadas do SQL Server). Interessa?
Abs

Rio de Janeiro nas Olimpíadas 2016

Postagens: 2413 | Localização: Rio de Janeiro | Registrado: 16 September 2004Reply With QuoteReport This Post
Iniciante

postado Hide Post
Cláudio,

Acho que dei suficiente demonstração de que sei trabalhar com ele, ou será que só leu a parte que lhe parecia conveniente ler, ou talvez, entender?

Quem fez comparação com Oracle?

Cometi um equívoco, não era Acces 3.0, mas sim VB 3 com acess 2.X (lembro que vinha uns disquetes de atualização para poder acessar o MDB).

Uma coisa é sistema para controlar um BD com mais de 10 milhões de linhas, outra coisa é controlar trinta, cinquenta mil linhas. Conheço empresa com faturamento acima dos 10 milhões que utiliza access apenas para controle de no máximo 10 mil linhas... se tanto. Aliás, o sistema em access é para controle da portaria.

Onde vc viu que não se deve vincular tabelas do SQL? No help do access diz que pode, e aí?

Agora dizer que trabalha há mais de 10 anos e não ter visto diversos bugs é algo de se causar espanto, ou talvez vc só tenha feito coisas simples. Acessar tabela de Cep... rsrsrs, que lógica de negócios incrivelmente elaborada, não é mesmo?

Como eu também disse, eu não gostei de chegar a esta conclusão sobre o Access, foram os fatos que me convenceram disso. Sinto por isso! E vc também vai chegar a esta conclusão mais cedo ou mais tarde.

Access só é bom aprender a programar, depois o profissional deve voltar-se para BD de verdade e linguagens orientadas a objeto. Felizmente, hoje, estamos migrando tudo para Java e Oracle com mapeamento do BD pelo Hibernate.

Abraços,
Julia

Programador Pleno

postado Hide Post
Julia, pois eu volto a insistir que o problema não está no Access mas sim na forma de se trabalhar com ele. Tudo isso que você diz pode acontecer com outras linguagens de programação tambem. Só para exemplificar, tenho um sistema no Access que está rodando a mais de três anos. Só as duas tabelas maiores dele possuem juntas mais de 5 milhões de registros, além de dezenas de módulos e outras tantas tabelas. E não é que o Access tenha bug não, o que acontece é que existem diferentes maneiras de se trabalhar com cada plataforma de desenvolvimento. Às vezes o que resolve no Oracle não resolve no Access e vice versa, e mesmo dentro de uma mesma linguagem, existem diferente formas de se chegar a um objetivo. Como disse, trabalho a mais de 10 anos com o Access e claro que encontrei vários obstáculos, assim como encontro tambem em outras linguagens, mas sempre se é possível contorná-los, qualquer que seja o sistema em que estejamos trabalhando.

*
Else
End If
End Sub

Coordenador

Figura de  Cláudio Más
postado Hide Post
Julia,

Não creio que eu vá chegar a outras conclusões sobre o Access (são 15 anos de experiência em Access, 20 em análise e programação; há 10 anos trabalhei na empresa citada na mensagem anterior).

Bom, não vou ficar rebatendo cada argumento seu (help do Access; quantidade de registros que o sistema da empresa que vc nem conhece processa; etc). Mas já que está disposta a avaliar sistemas e está desdenhando do meu pequeno aplicativo (que era para demonstrar a boa performance do Access acessando base de dados na internet, e não como regra de negócios), me deixe avaliar também, no caso alguma "lógica de negócio incrivelmente elaborada" que vc tenha participado. Com sucesso, é claro.

Depois de 20 anos estudando e trabalhando nisso quase que diariamente, em empresas do porte de (a, b, c, d) acho que tenho condições de avaliar. Só dizer que vai "migrar tudo para Java e Oracle com mapeamento do BD pelo Hibernate" não me impressiona, no seu caso só me preocupa... rs
Abs

Postagens: 2413 | Localização: Rio de Janeiro | Registrado: 16 September 2004Reply With QuoteReport This Post
Iniciante

postado Hide Post
quote:
Criquio

Criquio, Cláudio

Bom, creio que consegui me fazer entender. Considero válida essa discussão, acho que o pessoal que está começando vai poder avaliar e chegar a uma conclusão.
Da minha parte a discussão acaba aqui, a não ser que queiram recomeçá-la.

Sejam felizes e adeus!! Ah, e bons códigos!

Julia

Coordenador

Figura de  Cláudio Más
postado Hide Post
Uma pequena correção: na minha mensagem anterior, onde está escrito 20, leia-se 25.

Programador Sênior

Figura de  ronaldo.ramires
postado Hide Post
Pessoal, não quero ser chato, mas estamos diante de "Julia" e mais um caso de FLOOD. De tempos em tempos aparece uma anta assim aqui no Forum. A pessoa sequer saber falar que versão começou a trabalhar ( access3 nunca existiu, ela tentou corrigir depois, justificando que trabalhava com VB3 e Access 2.0. Bem, ja perdeu pontos na discussão por ai... Ela desenvolvia em VB, então a culpa deveria ser colocada nele, não no Access.

Bem, fala, fala, fala, e no final escreve que é "graduada" em Oracle "o banco de dados de verdade" ? Bom, quem falou em banco de dados de verdade ou de mentira ??? O Access é uma ferramenta de desenvolvimento, Que armazena dados dentro do seu formato de arquivo, que emprega VBA para aprimorar a experiencia de criação e apresentação de dados ao usuario, e que de longe, muito longe, quando bem utilizado (nas mãos certas) da pau em tudo o que é porcaria escrita por incompetentes em VB, Java, C, C+, Python, Ruby, seja lá acessando Cassandra, Oracle, DB2, informix.

Ou seja, as falhas são mais ligadas ao burrinho que desenvolve do que ao sistema.

E por ultimo, ela demorou quase 20 anos para descobrir o Forum. E das duas uma, ou com uma ferramenta ruim na mão desde a versão 3(?), pessoa é muito anta e continuou usando assim mesmo, ou ela não usa o Access fazem 20 anos e ainda tem a coragem de criticar. Ou seja, como disse no começo, um tipico caso de FLOOD.

Postagens: 467 | Localização: Guarulhos | Registrado: 16 April 2009Reply With QuoteReport This Post
Iniciante

postado Hide Post
Ramires,

Você é muleque! Ao invés de responder as críticas que fiz ao Access, achou oportuno somente tentar me desqualificar. Isso é atitude de babaca. Com você eu não quero papo, seu muleque! Procure ter atitude de homem!!

Cláudio,

Vc como coordenador deste fórum deve manter um grau elevado nas discussões. Afinal, alguém não tem a liberdade de manifestar o que pensa? As minhas argumentações sempre foram bastante sérias e coloquei exemplos do que dizia.
Ou será que os membros deste fórum querem impor suas idéias aos demais. Eu aceito críticas e contra-argumentações do que eu escrevi, mas não posso aceitar que alguém pobre de argumentos fique me desqualificando.

Lucia

Coordenador

Figura de  Cláudio Más
postado Hide Post
Oi Lucia (ou Julia?)

Eu não sou coordenador do fórum, a "classificação" do usuário é feita levando em consideração apenas o número de postagens.

Quanto a sua argumentação, particularmente acho que você pegou aversão ao Access em função dos problemas que enfrentou, e ficou predisposta a encontrar erro onde não existe e simplesmente falar mal. Discordo de quase todas as suas críticas. Não foi muito educada também ao desdenhar dos sistemas que nem conhece. Também não vejo sentido em criticar o Access em um fórum de Access, onde procuramos ajudar e discutir sobre os recursos da ferramenta. Você criou uma conta aqui exclusivamente para dizer que o Access não presta e dar tchau? Que reação você esperava do "público"?

Mesmo assim, se um dia precisar de ajuda com o Access e VBA, pode contar comigo (e com o fórum, eu acho).

Um abraço

Iniciante

postado Hide Post
quote:
Dizer que a linguagem está crivada de bugs e só se lembrar de um (será?), também não vale! rsrs

Tenho nome composto: Julia Lucia

Atribuo a vc o fato de começar a desqualificar. Veja que a primeira linha da sua resposta a mim foi logo: "Da minha parte, desconfio é de quem não consegue trabalhar com o Access... rs" e depois prossegue.
Tenho experiência suficiente para falar mal e digo o que conheço e o que já passei.
Entrei neste fórum para ajudar uma colega que precisava de um componente ASP e me deparei com este tópico onde muitas mentiras são ditas e decidi comentá-lo pela experiência que adquiri. Isto é liberdade de expressão, algo que alguns parece não conhecer.
As pessoas devem ser maduras o suficiente para aceita uma opinião diferente e não querer impor uma mentira, como estão fazendo. Eu citei exemplos, cabia a vocês demonstrar que não é verdade, mas isso vcs não conseguem fazer e partem para desqualificar.
Apenas o Criquio mostrou equilíbrio; esta é a postura de um profissional de verdade.
Profissional deve ser profissional o suficiente para trabalhar com a tecnologia mais adequada para atingir o resultado esperado e não ficar apaixonado pela única tecnologia que conhece.

Coordenador

Figura de  Cláudio Más
postado Hide Post
Sei sei...

Mas foi só eu dizer que não sou coordenador, que perdeu todo o respeito... rsrs

Ok Julia Lucia, pra mim a discussão tá encerrada. Nem que queira recomeçá-la.

Moderador
Diretor

Figura de  Sampaio Lima
postado Hide Post
Oi,

Acho que o que prevalece é sabermos do que somos capazes de fazer com Access e não se aborrecer com algumas opiniões.

Até mesmo uma arquitetura mal projetada no SQL SERVER ou ORACLE ficaria lento.

==============================
Desenvolvimento e Consultoria

E-mail:sampaio_lima@hotmail.com

Postagens: 4420 | Localização: Fortaleza - ce | Registrado: 29 January 2001Reply With QuoteReport This Post
Programador Sênior

Figura de  ronaldo.ramires
postado Hide Post
Grande Sampaio. Isso é basico.

"Você é muleque!", "seu muleque! Procure ter atitude de homem!!"

Esse tipo de palavra e expressões já é bem conhecido. Só mudou de nome para tentar disfarçar. A ANTA muda o nome, e não muda o jeito de falar.

Que coisa ridicula...

E consoante com o Claudio, pode parar a conversinha furada, que não vai ter mais resposta mesmo.

Não agregou nada.

Postagens: 467 | Localização: Guarulhos | Registrado: 16 April 2009Reply With QuoteReport This Post
Moderador
Diretor

Figura de  Sampaio Lima
postado Hide Post
quote:
"Você é muleque!", "seu muleque! Procure ter atitude de homem!!"

Esse tipo de palavra e expressões já é bem conhecido. Só mudou de nome para tentar disfarçar. A ANTA muda o nome, e não muda o jeito de falar.

Que coisa ridicula...

Viajei
Confuso

==============================
Desenvolvimento e Consultoria

E-mail:sampaio_lima@hotmail.com

Postagens: 4420 | Localização: Fortaleza - ce | Registrado: 29 January 2001Reply With QuoteReport This Post
Iniciante

postado Hide Post
Boa noite,
Trabalo com Access há muito anos, desde versões antigas. Desenvolvo vários tipos de aplicativos, desde os mais simples aos mais complexos e NUNCA o Access me deixou na mão. Realmente é um Aplicativo Excelente para qualquer tipo de desenvolvimento.
Abraços

Alex Pero

Postagens: 3 | Registrado: 10 May 2010Reply With QuoteReport This Post
Programador Júnior

postado Hide Post
quote:
Mas posso enviar um pequeno aplicativo meu, que acessa uma base de quase 90MB e 600.000 registros (CEP's do Brasil inteiro) em um servidor SQL Server na web, verá que não é nada lento como vc disse (mais um erro seu, usar tabelas vinculadas do SQL Server). Interessa?
Abs

Cláudio, tens como disponibilizar esse aplicativo pra mim estudar o código de conexão?

Att.

Ivan Coelho
Email: ivanluizcoelho@hotmail.com ou ivan.sombrio@gmail.com

Converse um dia com um saco de cimento,pois na vida devemos valorizar o que dia poderá virar concreto. (Autor desconhecido)

Ivan Coelho

Postagens: 122 | Localização: Sombrio-SC | Registrado: 07 October 2006Reply With QuoteReport This Post
Programador Pleno

postado Hide Post
boa ideia, eu tambem gostaria de estudar o funcionamento, se o amigo puder fazer essa gentileza.

Postagens: 248 | Registrado: 08 February 2010Reply With QuoteReport This Post
Coordenador

Figura de  Cláudio Más
postado Hide Post
O aplicativo seria disponibilizado em formato mde.

Mas vocês encontram tudo aqui. Programação em VB 100% válida para o VBA. Para exibir e navegar pelos registros do recordset, pode-se trabalhar normalmente com formulários acoplados no Access.

Iniciante

postado Hide Post
Oi J. Aleixo. Vc disse que trabalha com forms desacoplados. Seria possível mandar um exemplo para o meu email pq eu estou tentando trabalhar desta forma ou quem puder me enviar. Agradeço. campanella.edson@gmail.com

Postagens: 17 | Registrado: 10 September 2008Reply With QuoteReport This Post
Estagiário

postado Hide Post
Desenvolvi um sistema completo em EXCEL, todo em VBA. Porém, vejo que cheguei nos limites, e já ouvi muito e muito do ACCESS, porém, no Access eu sou totalmente amador...

Gostaria de saber se é possível adaptar TODO meu sistema para ACCESS e qual será o tamanho do meu trabalho ao fazer isso. Além disso, queria saber o que vocês fazem quando o BD chega no número máximo de linhas (65536), pois já ouvi dizer que o ACCESS também possui essa limitação.

[]'s

Guimath

Postagens: 21 | Registrado: 14 April 2008Reply With QuoteReport This Post