GD Access    GD Access    Grupo de Discussão  Ir para Categorias  Grupos técnicos  Ir para Fóruns  Access    Até onde podemos ir com o Access?
Página 1 2 3 4 5 6 7 
Go
Novo
Procurar
Notificar
Ferramentas
Responder

5-star Rating (9 Votes) Vote!  Login/Cadastrar 
Iniciante

postado
Desta vez, não é nenhuma dúvida que quero postar neste fórum, e sim um assunto interessante para todos que desenvolvem aplicativos com Access e linguagens como Visual Basic ou Delphi.
Sempre que escuto falar sobre programação ou sobre o desenvolvimento de um programa para uma empresa, são mencionadas linguagens como Delphi, Visual Basic e até mesmo Clipper.
Contudo, quando fala-se sobre Access, todos em volta torcem o nariz dizendo que Access é para problemas mais simples, negócios bem pequenos.
O fato é que tem gente que acha que com Access só serve para controle de locadoras!
Uso Access a algum tempo, não programo, mas sei consigo desenvolver soluções satisfatórias utilizando os recursos do programa.
A questão que quero levantar é: o Access é tão mediocre assim? Até onde podemos ir com o Access? Quais são suas reais restrições? Quando usar Access ou Visual Basic com uma outra base de dados? O Access se compara ao VB ou Delphi como uma solução corporativa?
Agradeço a todos que contribuirem neste debate.
Abraços!

Postagens: 9 | Localização: Colatina-ES | Registrado: 14 May 2002Reply With QuoteEditar ou Apagar MensagemReport This Post
Programador Sênior

Figura de  Badmoon
postado Hide Post

Ola,

Trabalhei em um provedor internet (no pioneiro), o sistema interno era em access 97 controlando cobranca (cartao de credito, boleto bancario e debito em conta), historico de coneccoes, toneladas de relatorios gerencias. O sistema era dividido em varios MDB (so o meu MDB do visa tinha mais de 600.000 registros e mais de 250 MB). Antes disto eu realmente tinha uma visao erronea do Access, achava que so servia para coisas pequenas, hj eu vejo o Access com uma ferramenta incrivel, normalmente quem acha que o access so serve para coisas pequenas nao conhece realmente o access.

Postagens: 383 | Registrado: 09 July 2001Reply With QuoteEditar ou Apagar MensagemReport This Post
Estagiário

postado Hide Post
ola...td bom???
eu tenho um aplicativo em access na empresa onde trabalho, e instalado em mais de 60 micros, ate hoje nao deu nenhum problema.

robert

Postagens: 37 | Localização: manaus-am-brasil | Registrado: 16 October 2001Reply With QuoteEditar ou Apagar MensagemReport This Post
Analista Sênior

postado Hide Post
(Para começar, existem programadores e "programadores", o que muitas vezes atrapalha uma comparação.)

O Access é realmemte um brinquedo. Quer dizer, o que se faz brincando em Access temos que ralar com outras linguagens.

A limitação do access diz respeito apenas a sua capacidade como servidor de dados, e especioificamente em relação a acessos simultâneos de entrada/atualização, sua maneira de bloquear de páginas de memória em vez de registros.

Mas, usando o mesmo SGBD (Oracle, sybase, mssql), não há ferramenta comparável ao access para o desenvolvimento de um aplicativo, em termos de possibilidades e principalmente na produtividade. A título de comparação, e permanecendo apenas na Microsoft, o desenvolvimento de uma aplicação em VB é até 6 vezes mais demorado do que em access, e normalmente resulta em aplicativos que não atingem a sofisticação que o access permite.

Postagens: 1589 | Localização: Porto Alegre | Registrado: 03 April 2002Reply With QuoteEditar ou Apagar MensagemReport This Post
<Galdino Vilela>
postado
Trabalho em um escritório de contabilidade e um dos clientes trabalha com webdesign, sempre que ele vem aqui pego algumas dicas com ele... e ele sempre criticou o access dizendo que o programa trabalha bem com até 3000 registros, a partir daí... ele começa a falhar, dar problemas...

O mais interessante é que eu desenvolvi um sisteminha de cobrança bem específico em access e ele já tem mais de 52000 registros...

Gozado nunca me deu problema!!!!!

PS: EU IA POSTAR JUSTAMENTE UM TÓPICO ABORDANDO ESTE ASSUNTO!!! Big Grin Big Grin Big Grin

Reply With QuoteEditar ou Apagar MensagemReport This Post
Programador Júnior

postado Hide Post
Boa tarde,

Trabalho profissionalmente com Bancos de Dados já algum tempo. Utilizo o MS-Access para aplicações de diversos níveis.
Tenho aplicações instaladas em diversas empresas (vou citar algumas de grande porte - Xerox, Michelin, Syngenta, Peugeot, Volkswagen) onde este aplicativo é tratado com a mesma importância que o Oracle ou SQL-Server.
A maioria das aplicações começa a ser desenvolvida por iniciativa do usuário e, quando "comprada" pelo gerente ou diretor, eu sou chamado para efetuar um protótipo. Este protótipo é feito em MS-Access, devido a seu poder de simplificação nas soluções e a independência do usuário final em relação a equipe de TI da empresa, que normalmente acrescenta algumas exigências ao requerimento do cliente e dificulta a execução do serviço. Eventualmente o protótipo poderá ser portado para uma linguagem ou SGBD específico. A maioria das aplicações, entretando continua em uso até hoje.
Acredito que lendas em programação e Análise de Sistemas vão sempre existir, principalmente devido a quantidade de leigos e auto-programadores (aos quais não pretendo aqui desmerecer) que militam em nossa área. Estas pessoas muitas vezes por desconhecimento ou falta de vivência no mundo corporativo deixam a discussão técnica pela apaixonada e lançam diversas pérolas que já são até famosas no nosso meio profissional.
A discussão não é sobre qual é o melhor e sim sobre o resultado final. O meu cliente normalmente não quer saber "como" foi feito e sim "o quê" foi feito, "quanto custa" e "quando pode estar implantado". E o MS-Access nunca deixou nenhum deles decepcionado.

pauloc

Postagens: 125 | Localização: São Paulo | Registrado: 30 March 2002Reply With QuoteEditar ou Apagar MensagemReport This Post
Analista Júnior

postado Hide Post
Eu vou dar meu depoimento também hehehhe

Eu naum entendo de programação. Dou os meus cacetes hehehe mas confesso estou muito feliz com Access ele é facil de ser manipulado tenho tabelas que já tem 120.000 registros, nunca me deixou na mão e posso camuflar seu relatórios, formulários. Trabalho integrado até com Flash.
Tem programas aqui na empresa desenvolvidos em Delphi que deixam muito a desejar. Meu banco de dados da de 1.000 neles.
Os meus trabalhos tem ficado muito legal graças ao Access e principalmente a este pessoal do FORUM.
Todo mundo não gosto do que não sabe fazer.
Quero aproveitar e agradecer a todos que colaboram com esses site.

Postagens: 547 | Localização: Vitória-ES | Registrado: 21 March 2002Reply With QuoteEditar ou Apagar MensagemReport This Post
Programador Pleno

postado Hide Post
"O bom pedreiro faz sua obra com as mais humildes ferramentas!!!"

Discutir linguagens é o mesmo que xingar o time de alguém. Tudo que sei é que trabalho com um sistema feito em Access a 3 anos, que tem bem mais de 50000 registros e nunca me deu problema.
A um certo tempo refiz a parte de cóigo dele porque aprendi macetes novos para melhorar o desempenho, e só.

Já coloquei sistemas meus criados em Access no lugar de sistemas criados em Delphi, Visual Basic, etc...

A verdade é que como já foi falado diversas vezes, quem fala mal do Access não o conhece, as vezes abro meu programa e tem gente que não acredita que ele foi feito em Access, vai ver que eles acham que no Access só dá pra criar aqueles modelos do assitente (eu acho).

Não importa que ferramenta vc use, importa se agrada teu cliente, se teu resultado final é bom.

Postagens: 202 | Localização: Toledo, Paraná, Brasil | Registrado: 21 June 2001Reply With QuoteEditar ou Apagar MensagemReport This Post
Estagiário

postado Hide Post
Bem, já que isto é um forum e sou um dos novos membros, quero começar já compartilhando opniões...

Trabalho, atualemtne num provedor de Internet e desenvolvi um sistema para controle de uma celula Ativa. Possuo hoje cerca de 120.000 linhas de registro, numa tabela com aproximadamente 48 campos...

Performance não é aquela coisa, mas tenho recursos de CTI, Permissões com senha criptografadas e etc...

Atualmente concorro internamente com plataformas como Vantive e Sybil...

Tem alguns BUG que foram causadso por mim, mas sendo resolvidos ;-)

Defenderei a programação em Access até me provarem que existe outra linguagem que interaja tão bem com dados, com flexibilidade, (mesmo que toda base esteja sob um Oracle 9i)

Bem.. Fui!!!!

Postagens: 22 | Localização: São Paulo, SP, Brasil | Registrado: 13 May 2002Reply With QuoteEditar ou Apagar MensagemReport This Post
Moderador
Diretor

Figura de  Sampaio Lima
postado Hide Post
Até onde podemos ir com o Access?

Resposta: Até onde nossa imaginação e nosso conhecimento permitir.

sl

Postagens: 4348 | Localização: Fortaleza - ce | Registrado: 29 January 2001Reply With QuoteEditar ou Apagar MensagemReport This Post
Analista Pleno

postado Hide Post
O maior problema do Access está naquela peça que fica entre a cadeira e o teclado.
Tem muita gente que diz: Vou fazer meu banco de dados em VB ou Delphi que é mais rápido e gera um arquivo executavel.
Este pessoal não sabe o que está falando, acaba usando uma base de dados access ou seja um MDB.
Para este pessoal eu deixo a minha contribuição tambem. O aplicativo access pode ser dividido em duas partes tambem. A primeira Back-End, que o proprio MDB com as tabelas do sistema aonde ficam armazenados os registros. A segunda Front-End que é a parte de interação com o usuario do sistema, composta de formularios, consultas, Macros, Relatorios e Modulos. Este front-End pode ser desenvolvido em Access, Visual Basic, Delphi, C++ , etc. A vantagem do access está na facilidade e rapidez para desenvolver os aplicativos uma vez que o access pode anexar direto as tabelas do Back-end. Mas esta mesma facilidade causa lentidão do sistema quando o mesmo trabalha em rede. Nos fron-End desenvolvidos em outras linguagens não tem como anexar as tabelas, então usa-se acesso filtrado aos registros e aí começa a diferença de velocidade. Mas vc pode tambem fazer isto com o access, trabalhando com os formularios desvinculados da base de dados e aí vc evita trafego na rede e aumenta muito a velocidade de acesso e ainda gerencia com muita eficiencia a entrada de dados no seu sistema alem de evitar conflitos quando vários usuarios estão usando o aplicativo ao mesmo tempo.
O access tem mais limitações na parte do Back-End que no seu Front-End. Então se vc desejar um sistema mais robusto fale em Sql Server ou Oracle para sua base de dados. Estes sim são ambiente Cliente-Servidor e podem melhorar muito a performance do seu aplicativo pois a maior parte dos comandos são efetuados no servidor e somente o resultado é devolvido para a máquina do cliente. Quanto ao front-End pode ser até desenvolvido em access.
Big Grin Big Grin Big Grin

Postagens: 1001 | Localização: Salvador,Ba,Br | Registrado: 23 February 2001Reply With QuoteEditar ou Apagar MensagemReport This Post
Programador Sênior

postado Hide Post
"Todas as ferramentas de desenvolvimento levam ao usuario, satisfacao?"
R = Nao!

O que é mais importante, a ferramenta ou o resultado final?
R = O resultado final

Se o esultado final é bom, entao justifica o uso da ferramenta que o gerou?
R = Justifica.

Cada tipo de usuario deve procurar a ferramenta que melhor lhe atenda.

Visual Basic e Visual Basic.Net -> Para usuarios que possuem boa experiencia em programacao e tambem possuem tempo e necessitam lidar com ambientes onde podem ou nao ter o ms-access instalado. ou seja o programa vai ter que rodar! Ponto Negativo: Sobrecarga de Runtime para funcionar.

Delphi - Voltado para usuarios da mesma linha anterior. Ponto Positivo: Nao necessita de Runtime para rodar, apenas um arquivo "EXE" é necessário! Alem de ser mais rápido sua execuçao.

Access - Voltado para usuarios que necessitam desenvolver aplicacoes rápidamente e com qualidade. Ponto negativo, a linguagem e o aplicativo MDB é totalmente dependente do ambiente! Alem de possuir uma elevada carga de RUNTIME para funcionar.

Em tempo: Ao Roberto Spier ->
A partir da versao 2000 o ms-access trouxe o bloqueio a nivel de registro, alem do bloqueio a nivel de pagina que ja possuia.

Um abraco a todos!

Postagens: 418 | Localização: Sao Paulo, SP, Brasil | Registrado: 13 September 2001Reply With QuoteEditar ou Apagar MensagemReport This Post
Analista Sênior

postado Hide Post
Caros amigos:

Interessante como a gente acaba aprendendo algo mais em tópicos abertos como estes...
Alguns detalhes que não conhecia sobre o Access, fiquei sabendo a partir de agora!
Bom, minha contribuição para a discussão é a seguinte:
Infelizmente temos de PROVAR que determinada ferramenta é capaz de dar conta do recado.
Um BD bem estruturado e desenvolvido vai "calar a boca" de quem duvida do Access ou qualquer outro banco de dados.
Resumindo, vai depender muito de quem está desenvolvendo. Se o profissional for medíocre, pode colocar na mão dele um SQL Server, VBNet e mais o que tiver de mais moderno que o resultado vai ser à altura. Preferível neste caso, um habilidoso programador com seu inseparável Access para obter o que realmente interessa: RESULTADO.

Abraços!

[ 20-05-2002: Mensagem editada por: Paulo Kazumiti ]

Postagens: 1412 | Localização: São Paulo SP Brasil | Registrado: 01 March 2001Reply With QuoteEditar ou Apagar MensagemReport This Post
Programador Júnior

postado Hide Post
E uma bela discursão, mas confesso que adoro o ACCESS !
Quando comecei a desenvolver em ACCESS percebi que o mesmo se tratando de banco de dados Deixa a desejar quanto se envolve grande quantidade de registro, mas bate forte em ferramentas de desenvolvimentos como Delfhi e VB na produtividade, por isso uni o util ao agradavel, e criei meu banco de dados em SQL 7.0, hoje consigo juntar um otimo resultado das duas ferramentas e o tempo de acesso e muito bom, pois com a facilidade do ACCESS para a parte de programação, acabei aposentando o VB para desenvolvimento, apesar de ser uma boa ferramenta de desenvolvimento com um ótimo resultado final.

Postagens: 142 | Localização: sao paulo | Registrado: 22 March 2001Reply With QuoteEditar ou Apagar MensagemReport This Post
<Eron>
postado
Bom o q eu tenho a dizer é q o Access me surpreendeu muito, programei muito tempo em clipper, há coisas q eu fazia com clipper q ainda não faço com access mas tenho a convicção q é falta de conhecimento, não cheguei a fazer nenhum curso de access, gosto de pesquizar em livros apostilas em grupos de discursão sites q falam a respeito, aliás aprendi muito e agradeço a todos q contribuiram e contribuem, se alguem tiver alguma outra fonte por favor me informe estudarei com certeza, até pouco tempo atráz tinha um site de aulas gratuitas o www.ctdnos.hpg.com.br era muito bom infelizmente algum burrocrata cortou os recursos do pessoal q dava essa força, se houvesse alguma forma de votação de importunar esse mal feitor para q voltasse atraz com sua decisão com certeza eu o faria

<Fabio neves>
postado
Não sou fera em programaçao mas gosto do access, so sei que o banco de dados do access 2000 guarda suas informações eou ele pode suportar muito bem sua informações ate 2,1 Gb de dados.
Pode ser pouco para grandes empresas mas para pequenas e medio porte nao

Moderador
Diretor

postado Hide Post
Eu concordo com a maioria das opiniões acima, e destaco 3 pontos que acho importantes:

1) Conforme disse o colega Carlos, a limitação do Access é no back-end, pois não é cliente-servidor e não suporta muitos acessos simultâneos. Para front-end, é a ferramenta mais produtiva que conheço para desenvolvimento.

2) Uma outra limitação é a distribuição: se a máquina não tem Access instalado, a opção é a versão Runtime. Entretanto, os pacotes gerados pelo ODE são gigantescos (no ODE XP ficam em torno de 170 megabytes), com incompatibilidades de idioma e versão, dificultando muito a distribuição. Para programas que vou distribuir, sempre uso o Visual Basic como front-end, pois apesar do desenvolvimento ser mais complexo e demorado, a distribuição é muito fácil.

3) Não foi mencionado por ninguém, mas o gerador de relatórios do Access é simplesmente EXCELENTE.

Enfim, o Access é uma das melhores ferramentas de desenvolvimento, quem fala mal é porque não conhece, e tem suas limitações (como qualquer outra ferramenta). Cabe ao desenvolvedor saber escolher o que será mais eficiente e menos oneroso ao cliente.

[]

Postagens: 5890 | Localização: São Paulo, SP, Brasil | Registrado: 02 February 2001Reply With QuoteEditar ou Apagar MensagemReport This Post
<Skyneto>
postado
Gostei muito da discussão!!! Parabéns pela iniciativa...
Vou deixar meu depoimento também!!!
Eu trabalho na Logística Nacional do Carrefour Brasil, e desenvolvo sistemas logísticos que controlem processos dos mais variados e COMPLEXOS!!!!
Não faço parte do depto de informática, e sim da logística (sistemas logísticos), e o pessoal (que se diziam OS CARAS da informática do carrefour, quando eu entrei aqui), hoje já perderam a confiança no desenvolvimento... porque tudo que eu desenvolvo, funciona muito bem, de forma rápida, barata, e todas as máquinas aceitam o programa! Hoje tenho 9 sistemas em 6 estados do brasil e os meus diretores da França já analisa possíveis implantações por lá!!!
Portanto, quem despreza o Access, é porque realmente não o conhece e nem sequer imagina o que ele é capaz de fazer...
Azar deles.... hehehe!!!!!
Deixo aqui minha indignação por isso,,, mas ao mesmo tempo, hoje agradeço a Deus por tudo que aprendi no Access, que ainda não é nem 10%.... Vejo isso pelo Fórum.... tem muita coisa pra eu aprender ainda! A vida é uma eterna lição....

Um abraço aos companheiros!!

Atenciosamente, Wink

Programador Pleno

postado Hide Post
Ola Galera esse assunto ta ficando jóia!!!!
Trabalho em uma Prefeitura do Rio grande do Sul e tenho 15 sistemas desenvolvidos em access muitos deles substituiram programas que eram feitos em Delphi e outras linguagens o access é uma plataforma excelente sem comparação claro cada linguagem tem sua peculiaridade mas como já foi dito politíca, religião, futebol e programação não se discute...hehehehehe

Postagens: 168 | Localização: canoas - rs - Brasil | Registrado: 22 October 2001Reply With QuoteEditar ou Apagar MensagemReport This Post
Programador Sênior

postado Hide Post
Caros amigos

Apesar da minha pouca experiencia em programacao e sem nenhuma formação, tenho uma aplicacao na minha empresa (CELPE) que está rodando em maquinas espalhadas em todo estado (Pernambuco) e sem nenhum problema.

Este mesmo programa foi criado e implantado para substituir um sistema em DELPHI que custou em torno de R$90.000,00 e que nunca chegou a entrar em operação, aliás, nenhuma empresa do setor tem algo parecido. (Fui convidado recentemente para instalar uma versão na Empresa do Rio Grande do Norte, a COSERN, empresa que faz parte do mesmo grupo Celpe (Iberdrola).

Espero instalar que lá tambem funcione bem e que eu tenha que trabalhar com o Access por um bom tempo e tendo o trabalho de conhecer outras empresas...

Wellington Marinheiro

Postagens: 379 | Localização: Recife, PE, Brasil | Registrado: 28 September 2001Reply With QuoteEditar ou Apagar MensagemReport This Post
 Tópico Anterior | Próximo Tópico Powered by Eve For Enterprise Página 1 2 3 4 5 6 7  

GD Access    GD Access    Grupo de Discussão  Ir para Categorias  Grupos técnicos  Ir para Fóruns  Access    Até onde podemos ir com o Access?

©