GD Access    GD Access    Grupo de Discussão  Ir para Categorias  Grupos técnicos  Ir para Fóruns  Access    Como Posso Resolver esse problema?
Go
Novo
Procurar
Notificar
Ferramentas
Responder

-star Rating Vote!  Login/Cadastrar 
Programador Júnior

postado
Tenho um MDB que controla pagamentos de determinados clientes. Todo cliente paga mensalmente suas mensalidades. Criei um formulário onde fazemos os pagamentos desses clientes no fom segue a seguinte ordem.

Data Transação, Mes de Referencia, Nome Cliente e valor.

O mês de referência é obtido através de uma combo, assim como o Nome do Cliente.

Eu Gostaria de saber se existe a possibilidade de quando eu escolher o nome do cliente na combo automáticamente sair o próximo mês correspondente a seu débito na combo do Mês de Referencia. Ex: Se ele pagou o Mês de Agosto a próxima vez que ele pagar quando na combo eu selecionar o seu nome na combo automáticamente já parecerá "Setembro". Só que no entanto eu teria que mudar a ordem dos campos vindo primeiro a combo com o "Nome do Cliente" e depois a compo com o "mês de Referencia".
Como posso resolver esse problema?
desde já fico Grato..

Postagens: 112 | Registrado: 14 June 2002Reply With QuoteReport This Post
Analista Sênior

postado Hide Post
Não entendi a função de uma combo para data de referência. Escolhido o cliente, que datas esta combo teria, a não ser a próxima a ser paga?

Mas, para atualizar este controle a partir da combo cliente pode-se implementar algo assim:

Primeiro, seria interessante que o que você chama de mês de referência fosse na realidade um campo do tipo data, para que se possa usar a função Max() numa SQL para obter a maior referÊncia paga(note que nos exemplos abaixo esta data de referência seria apresentada como Mes/Ano):

"SELECT Max(Data_ReferÊncia) as Ref
FROM Tabela_Pagamentos
WHERE cliente=""" & combo_cliente & """"

Esta sql acima se adaptaria no evento após atualizar da combo Cliente:

Dim strSQL as String
strSQL = "SELECT Max(Data_ReferÊncia) as Ref " _
& "FROM Tabela_Pagamentos " _
& "WHERE cliente=""" & combo_cliente & """"
Set rst = Currentdb.Openrecordset(strSQL)
Me.Próximo_mês_referencia = Format(rst!ref, "mmmm\/yyyy")
Set rst = nothing

ou, mais compacto, mas não necessariamente mais inteligente:

Me.Próximo_mês_referencia = Format(DMax("Data_ReferÊncia", "Tabela_Pagamentos", "cliente=""" & combo_cliente & """"), "mmm\/yy")

Postagens: 1589 | Localização: Porto Alegre | Registrado: 03 April 2002Reply With QuoteReport This Post
Programador Júnior

postado Hide Post
A combo agora no sistema atual serve para a escolha do mês para o pagto. Mas se algo for implementado como o seu exemplo acho que vai dar certo vou tentar. Até dou retorno obrigado.

Postagens: 112 | Registrado: 14 June 2002Reply With QuoteReport This Post