GD Access    GD Access    Grupo de Discussão  Ir para Categorias  Grupos técnicos  Ir para Fóruns  Access    calculo de juros sobre juros composto
Go
Novo
Procurar
Notificar
Ferramentas
Responder

-star Rating Vote!  Login/Cadastrar 
Iniciante

postado
caros amigos

estou com problemas para calcular juros composto, apezar de encontrar algumas dicas nao tive muito sucesso, preciso de uma formula que calcule juros da seguinte maneira:
capital= 100,00
juros mes= 10%
vencimento= 07/08/2004

visando pagar esta conta em 06/10/2004
entao terei de pagar juros em cima de 60 dias.

como ficaria o calculo que tenho:
mes atrazo = 60/30=2
valor*(1+juros/100)^mes atrazo
entao terei o valor de 121,00
porque o sistema calculou 10% para 100,00=110,00
em seguida 10% para 110,00=121,00.

Mas preciso que calcule da seguinte maneira:
10% para 100,00 = 110,00 no primeiro mes
10% para 10 = 11% para 110,00 = 122,10 no segundo mes.
no terceiro seria 10% para 11 = 12,1% para 121,10 = 136,87, assim por diante.

This message has been edited. Last edited by: Jhony, 06 Outubro 2004 14:11

Obrigado pela Ajuda !!!

Postagens: 14 | Registrado: 05 October 2004Reply With QuoteEditar ou Apagar MensagemReport This Post
Iniciante

postado Hide Post
discutindo o assunto com um amigo que conhece muito EXCEL, ele me esplicou como funcionava a funcao VF no excel, e me passou a seguinte formula:

=VF(E10%/30;D9;0;-A21;0)

onde E10 e o percentual de juros mensal
D9 e quantidade de dias em atrazo
A21 e o valor do capital

os Zeros que Veem, na funcao VF significa final de periodo.

Entao bastou escrever a formula no Access com algumas adaptacoes e tive o resultado que queria, a formula foi:

VF([juros mensal]/100/30;[dias atrazo];0;-[Valor capital];0)

a divisao por trinta acontece para termos o juros diario
a divisao por cem acontece porque o access nao aceita o sinal %

Espero que possa ajudar outras pessoas !!!

Postagens: 14 | Registrado: 05 October 2004Reply With QuoteEditar ou Apagar MensagemReport This Post
Gerente

postado Hide Post
Oi Jhony,

Se possível você poderia colocar a estruturação da consulta (como destacar os valores das parcelas) ?

Valeu

Desenvolvimento & Suporte
jhfialho@rocketmail.com

Postagens: 3665 | Registrado: 01 February 2001Reply With QuoteEditar ou Apagar MensagemReport This Post
Analista Sênior

postado Hide Post
Johni,

Cuidado com a interpretação que faz a respeito do conceito de juro composto.
A função VF do Excel "Retorna o valor futuro de um investimento de acordo com os pagamentos periódicos e constantes e com uma taxa de juros constante." (tirado do help do Excel).
No seu conceito, o 3º mês deveria dar R$ 136,87 mas note que se aplicarmos a fórmula do VF, no 3º período teremos R$ 134,92 o que é diferente do que propôs no início do tópico.
De qualquer forma é bom alertar que não se aplica fórmula de investimento para calcular juros de atraso. Uma coisa não tem nada a ver com a outra.
Experimente no seu aplicativo valores/prazos maiores para ver se é isso mesmo que você quer que o sistema calcule.

Boa sorte!
Feliz

Duron 1.2Ghz/WinXPro/VB6/Office2003

pkazu2@yahoo.com.br
http://blogdokazu.blogspot.com

Postagens: 1412 | Localização: São Paulo SP Brasil | Registrado: 01 March 2001Reply With QuoteEditar ou Apagar MensagemReport This Post
Iniciante

postado Hide Post
Ola Paulo!!!

Agradeço muito pela dica e alerta, mas o sistema foi desenvolvido propriamente para este tipo de calculo, onde a Empresa que me pediu para desenvolver ja trabalhava desta forma, porem Excel.

Obrigado.

Iniciante

postado Hide Post
JorgeHF

Mande-me Seu e-mail e eu enviarei a consulta para que vc possa analizar melhor, pois fica um tanto dificil para explicar....

Obrigado.

Gerente

postado Hide Post
Oi,

O email é: jhfprg@hotmail.com

Obrigado pela atenção

Desenvolvimento & Suporte
jhfialho@rocketmail.com

Postagens: 3665 | Registrado: 01 February 2001Reply With QuoteEditar ou Apagar MensagemReport This Post
 Tópico Anterior | Próximo Tópico Powered by Eve For Enterprise  

GD Access    GD Access    Grupo de Discussão  Ir para Categorias  Grupos técnicos  Ir para Fóruns  Access    calculo de juros sobre juros composto

©