GD Access    GD Access    Grupo de Discussão  Ir para Categorias  Grupos técnicos  Ir para Fóruns  Access    Desenhar Linhas
Go
Novo
Procurar
Notificar
Ferramentas
Responder

-star Rating Vote!  Login/Cadastrar 
Estagiário

Figura de  Alam - Bique
postado
Olá pesoal.
Tô chegando no forum. espero que possamos nos ajudar.
Tenho um BD de custos de material e equipamento para construção. E nesse BD tenho um relatório q exibe os materiais cadastrados por categoria. Ex.:
Telhados
-Telha azul
-Telha vermelha
-Telha outra...
Tubulação
-Tubo PEAD
-Tubo de aço carbono...

Ai agrupei pela categoria de e pedi pra "manter junto", dessa maneira o Access não mistura as categorias coloca numa nova pagina quando começa outra categoria. Até aqui me fiz entender? Tomo mundo conhece essa opção, ceto?

O problema é que quando salta a folha (muda de categoria) fica um espaço sobrando no final de cada folha. E meu cliente faz questão que eu prencha com as entrelinha até o fim da página. Mesmo que não tenha mais registro preciso preenche a pagina até o fim com linhas em branco. Triste

PERGUNTA:
Como repito as linhas (q uso visualmente pra separar um registro do outro) até o fim da página mesmo quando não houverem registros?

Descobri que existe um evento Page que acontece antes do Relatório ser impresso.Mas não consegui achar como faço para descobrir a posição do ultimo campo impresso. Pq preciso de uma referencia na pagina para adicionar as linhas se não chegaram ao final ainda. Confuso

-----------------------------------
"São as cicatrizes do passado que determinam o futuro"
Nobuhiro Watsuki (autor de Samurai X)

Postagens: 62 | Localização: BH - MG | Registrado: 05 January 2007Reply With QuoteEditar ou Apagar MensagemReport This Post
Gerente

postado Hide Post
Alam ola.. bom dia. Seja bem vindo.

Não tenho aqui uma resposta imediata para seu caso, devido a frustração que tenho quanto ao relatório access.

Mas preciso compartilhar algumas situações que talvez vc ja tenha se deparado .

Como existe limitação, eu adotei exportar para um excel ou word, nesse sentido fico livre de preencher as linhas como eu quizer, manipulando os registros, celulas e etc.

Utilizando inclusive templates previamentes prontos, com o trabalho apenas de popular os dados.

Desenvolvedor ACCESS - 10 Anos
MSN - nascimento_flavio@hotmail.com
Tel - (011) 9845-6262

Postagens: 2723 | Localização: Sao Paulo | Registrado: 14 September 2001Reply With QuoteEditar ou Apagar MensagemReport This Post
Estagiário

Figura de  Alam - Bique
postado Hide Post
Caro Flavio,
Obrigado pela atenção.
Mas na verdade... esse relatório tem que sair tanto pra in\mpressão (que pode ou não ser no access) como no excel.

Eu já tenho uma planilha com um molde. De onde leio os dados do Access e formato. Porém no Excel tenho o mesmo problema. Por que cada categoria deve ficar em uma aba (planilha) e muitas vezes~(quase sempre :-( ) os registros não vão até o final da página ae tenho que completar. Eu até criei um procedimento meia boca mas ele não é muito preciso as vezes acaba imprimindo uma linha vazia sozinha na próxima página ou fica faltando uma pra completar na anterior.
Olha o cód. que uso no Excel

'Prenche restante da página e Formara a última linha da última da página
'Descobre quantas páginas serão necessárias
Linha2 = Linha
douTamanhoTotal = Range("A" & Linha2).Top + Range("A" & Linha2).Height
douPaginasTotal = douTamanhoTotal / 680
douNumPaginas = 0
Do While douPaginasTotal > 0
douPaginasTotal = douPaginasTotal - 1
douNumPaginas = douNumPaginas + 1
Loop
'Formata essas páginas
Do While Range("A" & Linha2).Top + Range("A" & Linha2).Height < 680 * douNumPaginas
Range("A" & Linha2 & ":" & "M" & Linha2).Select
With Selection.Borders(xlEdgeLeft)
.LineStyle = xlContinuous
.Weight = xlMedium
.ColorIndex = xlAutomatic
End With
With Selection.Borders(xlEdgeTop)
.Weight = xlThin
End With
With Selection.Borders(xlEdgeBottom)
.Weight = xlThin
End With
With Selection.Borders(xlEdgeRight)
.Weight = xlMedium
End With
With Selection.Borders(xlInsideVertical)
.Weight = xlThin
End With
Linha2 = Linha2 + 1
Loop

'Formata a última linha
Range("A" & Linha2 - 1 & ":" & "M" & Linha2 - 1).Select
With Selection.Borders(xlEdgeBottom)
.Weight = xlMedium
End With
Range("A1").Select

"São as cicatrizes do passado que determinam o futuro"
Nobuhiro Watsuki (autor de Samurai X)

Postagens: 62 | Localização: BH - MG | Registrado: 05 January 2007Reply With QuoteEditar ou Apagar MensagemReport This Post
Gerente

postado Hide Post
Alan

Parabéns, bem evolutivo o processo.
Esse processo (excel) parece ser mais preciso do que o anterior ok?

Bom agora realemten chegam os problemas... mas é aqui que vc conseguiur corrigir.

Ja passei exatamente pelo mesmo problema.
Então eu fiz os testes (debugando) quando o relatório vai jogando as informações. nessa hora fui encontrando os problemas e aos poucos colocando os ajustes necessários.

Algumas coisas que achei interessante

* Quebra de página.
* Toda vez que tiver celula com ajuste diferente maior (por exemplo) impacta diretamente no relatório imporesso como também na quantidade de células a preencher.
* Vc pode formatar sua sheet para impressão de uma página só , entao.. vc vai disparando os dados para impressora em tempo de execussão.. ou mesmo em várias sheets e deopis impriminto tudo.. (fica bacana essa forma também)

Desenvolvedor ACCESS - 10 Anos
MSN - nascimento_flavio@hotmail.com
Tel - (011) 9845-6262

Postagens: 2723 | Localização: Sao Paulo | Registrado: 14 September 2001Reply With QuoteEditar ou Apagar MensagemReport This Post
 Tópico Anterior | Próximo Tópico Powered by Eve For Enterprise  

GD Access    GD Access    Grupo de Discussão  Ir para Categorias  Grupos técnicos  Ir para Fóruns  Access    Desenhar Linhas

©