GD Access    GD Access    Grupo de Discussão  Ir para Categorias  Grupos técnicos  Ir para Fóruns  Access    Estrutura em Subníveis
Go
Novo
Procurar
Notificar
Ferramentas
Responder

-star Rating Vote!  Login/Cadastrar 
Iniciante

postado
Como posso controlar orçamentos que se dividem em níveis e subníveis diversificados?
A estrutura é semelhante à de”árvores” ou estrutura de produtos, com cada componente abrindo em partes e assim por diante até chegarmos nos itens elementares. Podemos ter até 10 níveis até chegar num item elementar. Mas não obrigatoriamente até o 10º nível, o item elementar pode aparecer em qualquer nível. O valor de cada item é a somatória de seus subitens. Ex:
1. Pessoal 420,00
1.1. Mensalistas 300,00
1.1.1 Fulano 100,00
1.1.2 Beltrano 200,00
1.2. Horistas 70,00
1.2.1 Zé 25,00
1.2.2 João 35,00
1.2.3 Carlos 10,00
1.3 Contratados 50,00
1.3.1 Empresa A 20,00
1.3.1.1 Func1 10,00
1.3.1.2 Func2 10,00
1.3.2 Empresa B 30,00
1.3.2.1 Func3 20,00
1.3.2.2 Func4 10,00

2. Materiais 65,00
2.1 Mat. de Escritório 50,00
2.2 Mat. Diversos 15,00

TOTAL 485,00

Estes orçamentos vão ser controlados mês a mês, com os demonstrativos de “Previsto X Realizado”.

Postagens: 15 | Registrado: 08 November 2005Reply With QuoteEditar ou Apagar MensagemReport This Post
Gerente

postado Hide Post
Olá, à primeira vista o ideal seria usar uma estrutura similar a um plano de caixa (contábil).

Ou seja, através de relacionamentos UmParaMuitos você irá definindo o crescimento da árvore.

Vejo 2 dificuldades:
1) o grande número de níveis poderá atrapalhar a montagem de um formulário com vários subforms, cada um subalterno ao anterior;
2) a não-determinação de onde estarão (em qual nível), exatamente, os valores para que a operação de soma seja efetuada.

Desenvolvimento & Suporte
jhfialho@rocketmail.com

Postagens: 3666 | Registrado: 01 February 2001Reply With QuoteEditar ou Apagar MensagemReport This Post
Iniciante

postado Hide Post
Exatamente isto, Jorge !!!
Obrigado pela resposta.
Mas parece que a estrutura relacional de dados não se dá muito bem com a estrutura em árvore.

Postagens: 15 | Registrado: 08 November 2005Reply With QuoteEditar ou Apagar MensagemReport This Post
Gerente

postado Hide Post
Olá, quanto a isso não vejo problema algum - é exatamente em função da estrutura relacional que se pode utilizar, com segurança, os níveis e diversos subníveis (relacionamento UmParaMuitos).

Utilizo esse sistema num programa contábil e funciona muito bem - a questão é que no meu programa tenho somente 3 níveis e os registros de valores (débito e crédito) ficam sempre na mesma posição (num mesmo campo do terceiro nível.

Desenvolvimento & Suporte
jhfialho@rocketmail.com

Postagens: 3666 | Registrado: 01 February 2001Reply With QuoteEditar ou Apagar MensagemReport This Post
Iniciante

postado Hide Post
Pois é, aí é que reside a dificuldade. Um tópico pode ir até o 6º nível, outro até o 9º nível, ou tro só até o 2º nível...
Qual seria a melhor foram de estruturar?

Gerente

Figura de  OsmarJr
postado Hide Post
Você poderia criar um campo ContaSuperior, que conteria o código da conta de nível imediatamente acima, até a conta de nível mais alto, que seria Nulo ou Zero.

Um exemplo, em inglês, que trata de pedigrees de cavalos, está neste endereço.

Isso pode ser aplicado em diversas situações como, por exemplo, a estrutura funcional de uma empresa: Diretor -> Gerente -> Coordenador -> Funcionário.

========================================================
A culpa é minha e eu ponho ela em quem eu quiser! (Homer J Simpson)

Postagens: 3174 | Localização: Curitiba - PR | Registrado: 08 March 2001Reply With QuoteEditar ou Apagar MensagemReport This Post
Iniciante

postado Hide Post
Quero agradecer a vocês por estarem me ajudando.
Pesquisando no Grupo Fórum Access, Grupos de Discussão, Modelagem de Dados, José Henrique, em 12/06/04, cita “site com dezenas de modelos de dados”, muito interessante. O endereço é
http://www.databaseanswers.org/data_models/index.htm
Lá tem um capítulo só para “Hierarchies & Trees”, onde dá para ver que este tipo de estrutura precisa de soluções personalizadas.
No meu caso, acho que terei que fazer as somas dos grupos à mão, e gravá-las nos registros de grupos, pra apresentá-las nos formulários e relatórios.
Será que alguém já tem pronto algum código que trate destas estruturas?
Obrigado e um abração.

Tópico Anterior | Próximo Tópico Powered by Eve For Enterprise  

GD Access    GD Access    Grupo de Discussão  Ir para Categorias  Grupos técnicos  Ir para Fóruns  Access    Estrutura em Subníveis

©