GD Access    GD Access    Grupo de Discussão  Ir para Categorias  Grupos técnicos  Ir para Fóruns  Access    SQL & VBA- Apenas um pequeno exemplo é necessário
Go
Novo
Procurar
Notificar
Ferramentas
Responder

-star Rating Vote!  Login/Cadastrar 
Programador Júnior

postado
Olá pessoal!

Estou tentando entender como a Sql funciona no Access, tenho exemplos do fórum que usam sql, mas, passando parâmetro para funções, ví na pesquisa alguns "toques", tipo docmd.runsql, Select * from Tabela e etc.. A função select eu já ví em Delphi e interbase, e funcionam, mas no Access estou tendo uma dificuldade monstruosa para entender, não funciona, faço adaptações dos exemplos e nada ...
Gostaria, se alguém pudesse ajudar do seguinte ... :
No evento click de um botão, uma instrução em um form qq, nullSelect Nome_cli from Clientes where cod_cli= NUM , o resultado desta instrução atribuir à uma caixa de texto no form que possui o botão que dispara esta instrução.
Por favor faça um pequeno código tipo:
Dim Db as database
Dim rst as etc, etc ...
set db blá blá ..
exemplo do código
rst.close
db.close

Desculpem o detalhamento, mas é que realmente não estou conseguindo com os exemplos "soltos".

Um abração!!

Cleber Frown Frown Valeu!! Smile Smile

Postagens: 125 | Localização: Rio de Janeiro - RJ,Brasil | Registrado: 28 December 2001Reply With QuoteEditar ou Apagar MensagemReport This Post
Programador Júnior

postado Hide Post
ERRATA
Houve um erro ao transformar em negrito..
não existe a palavra null na instrução select, o correto é ... Select Nome_cli from Clientes where cod_cli= NUM...
Cleber.

Postagens: 125 | Localização: Rio de Janeiro - RJ,Brasil | Registrado: 28 December 2001Reply With QuoteEditar ou Apagar MensagemReport This Post
Programador Júnior

postado Hide Post
Olá Cleber,

Não entendi muito bem a sua questão ... o objectivo é no evento click fazer correr uma instrucção select ?

Experimente assim:

dim db as dao.database
dim rs as dao.recordset

set db = currentdb
set rs = db.openrecordset("select * from tabela where codigo = " & codigo)

rs.close
db.close
set rs = nothing
set db = nothing

Postagens: 134 | Registrado: 10 May 2002Reply With QuoteEditar ou Apagar MensagemReport This Post
Programador Júnior

postado Hide Post
Olá Palpoim.

É + - isso, vc abriu a tabela e selecionou um registro, estou certo?
Daí como colocar esse valor dentro de um caixa de texto num form e ... como fazer a mesma seleção sem ser na abertura da tabela e sim num evento qualquer do meu Form, como citei, em um BTN qq. ?

Cleber.

Programador Júnior

postado Hide Post
Então vamos por partes :

1 questão : se for devolvido um recordset podes colocar o valor numa caixa de texto da seguinte forma:

if not rs.eof then
txtNome.value = rs!Nome
else
msgbox "Não foram encontrados registos."
endif

2 Questão :

Podes utilizar este código em qualquer evento do teu formulario. eu testei no click de um botao mas funciona onde quiseres.

Postagens: 134 | Registrado: 10 May 2002Reply With QuoteEditar ou Apagar MensagemReport This Post
Programador Júnior

postado Hide Post
Palpoim, tudo bom?
Amigo eu fiz o que mandou, mas continua sem rodar, usei uma tabela SERVIDORES com campos NOME e MATR.

Private Sub Form_Open(Cancel As Integer)
Dim db As DAO.Database
Dim rs As DAO.Recordset

Set db = CurrentDb
Set rs = db.OpenRecordset("select * from SERVIDORES where MATR = " & Matricula)
TxtNome.Value = rs!NOME ' Em txtNome.value, dá erro Método ou membro não encontrado.

rs.Close
db.Close
Set rs = Nothing
Set db = Nothing

End Sub

No botão de comando também não funcionou... não sei o que há ?!?!

Veja, estou usando Access 2000, há referência à biblioteca DAO 3.6

Um abraço

Cleber

Smile

Programador Júnior

postado Hide Post
Cleber enviei um exemplo para o seu email.

Programador Júnior

postado Hide Post
Obrigado Palpoim, vou dar uma olhada.

Um forte abraço.

Cleber Smile

<Rosana>
postado
Ola Cleber II, me explica por favor por que o dao.recordset é necessário ...por que dao.
Posso usar apenas rst as recordset??
Por favor , estou no final de um primeiro projeto e ainda estou "tateando no escuro" com o Jet... e as bibliotecas 3.6 etc...
è exigência o uso do "DAO." ...porque não estou usando e até agora estou acessando...usando o Dao 3.6 mas não estou confiando ...
Grata - perdoem-me a intromissão Frown

Reply With QuoteEditar ou Apagar MensagemReport This Post
<wag.e>
postado
Amigo Palpoim,

você poderia me enviar um exemplo desse, estou precisando e tenha a mesma dificuldade do amigo Cleber.

obrigado

Reply With QuoteEditar ou Apagar MensagemReport This Post
Programador Júnior

postado Hide Post
Olá Rosana, tudo ok?

Eu também não uso esta forma de declararação:

Dim DB As DAO.Database, eu faço como você mas aí vc tem que entrar num módulo qq. clicar em ferramentas/referências e marcar a caixa de seleção Microsoft DAO. 3.6 Object Library. Aí funciona sem fazer esse tipo de declaração, pelo menos é assim que eu faço.

Um abraço

Cleber Smile

Tópico Anterior | Próximo Tópico Powered by Eve For Enterprise  

GD Access    GD Access    Grupo de Discussão  Ir para Categorias  Grupos técnicos  Ir para Fóruns  Access    SQL &amp; VBA- Apenas um pequeno exemplo é necessário

©