GD Access    GD Access    Grupo de Discussão  Ir para Categorias  Grupos técnicos  Ir para Fóruns  Access    Arquivo extensão .ret - É possível ler este tipo de arquivo no Access? Como devo proceder?
Go
Novo
Procurar
Notificar
Ferramentas
Responder

Arquivo extensão .ret - É possível ler este tipo de arquivo no Access? Como devo proceder?
 Login/Cadastrar

Programador Pleno

postado
Access 97

Preciso ler o conteúdo de arquivo de retorno ao qual qual a sua extensão é .ret.

Através do bloco de notas eu consigo ler o conteúdo, mas pelo access, pelo meu conhecimento, não é possível vincular ou importar os dados deste arquivo.

Gostaria de saber se exite outra alternativa para ler os dados para este tipo de arquivo.

- -

"Inteligente não é aquele que tudo sabe, mas sim aquele que aplica o que sabe"

Postagens: 164 | Localização: Sombrio, SC, Brasil | Registrado: 27 May 2002Reply With QuoteReport This Post
Iniciante

postado Hide Post
Olá Marlon,

(1) Uma vez tentei vincular um arquivo texto no Access com extensão diferente de .txt. Não consegui. Então alterei a extenção do arquivo para .txt e consegui fazer o vínculo normalmente;

(2) Verifique a instrução Open do VBA no help (infelizmente não tenho código de exemplo);

(3) Vc pode usar o 'Microsoft Scripting Runtime' (scrrun.dll) adaptando o código a seguir:

Function ReadEntireFile()

Dim filespec As String

filespec = "C:\arquivo.ret"

Const ForReading = 1
Dim fso As FileSystemObject
Dim theFile As TextStream
Dim retstring As String

Set fso = CreateObject("Scripting.FileSystemObject")
Set theFile = fso.OpenTextFile(filespec, ForReading, False)

Do While theFile.AtEndOfStream <> True
retstring = retstring & theFile.ReadLine 'Aqui vc pode ler o registro e seus campos
Loop
theFile.Close
ReadEntireFile = retstring
End Function

Lembre-se: Para (2) e (3), vc precisa de ter a largura e o tipo de dados dos campos para obter os dados da linha que corresponde ao registro, o que é certamente um trabalho mais árduo. Em compensação(?), vc não precisa utilizar o vínculos do Access para ler o arquivo.

Espero que ajude,

Eros Zica

Postagens: 9 | Localização: Belo Horizonte, MG | Registrado: 29 October 2003Reply With QuoteReport This Post
Programador Pleno

postado Hide Post
Boa tarde Eros,

Valeu a dica, mas por enquanto eu fico com a minha solução.

Eu uso o seguinte comando:

filecopy "C:\arquivo.ret","C:\arquivo.txt"

Mas o chato é toda vez que é atualizado o arquivo .ret eu presiso chamar o filecopy para atualizar e poder ver no meu mdb.

--

"Inteligente não é aquele que tudo sabe, mas sim aquele que aplica o que sabe"

Postagens: 164 | Localização: Sombrio, SC, Brasil | Registrado: 27 May 2002Reply With QuoteReport This Post