GD Access    GD Access    Grupo de Discussão  Ir para Categorias  Grupos técnicos  Ir para Fóruns  Access    Vírus?
Go
Novo
Procurar
Notificar
Ferramentas
Responder

-star Rating Vote!  Login/Cadastrar 
Programador Pleno

postado
Pessoal,

Estou com o seguinte problema, minhas aplicações estavam funcionando normalmente na rede, então hoje no período matutino, estava numa rede linkada (de longa distància) e recebi um aviso dizendo que um de meus mdbs não abria os relatórios, então eu tentei acessar para ver o que estava acontecendo.
Então ví que no local do ano estava aparecendo aaaa para tentar corrigir colocoquei manualmente a formatação (dd/mm/yyyy), então no form apareceu legal, só que no procedimento ele continuava chamando o ano como aaaa.
Então por causa da conecção lenta eu acabei fechando e voltei a trabalhar no bd que estava desenvolvendo em outra rede q é linkada nesta.
Quando fui testa tudo o que estava funcionando parou de funcionar e, quando eu importo para outro mdb novo, ele volta a funcionar, mas é só fechar e abrir e tudo para de novo.

Alguém sabe se isto é algum tipo de vírus?

inté +,

paulo

Postagens: 175 | Localização: Campo Grande, MS, Brasil | Registrado: 30 July 2003Reply With QuoteReport This Post
Programador Pleno

postado Hide Post
Ola

Já tentasse fazer o mais básico dos procedimentos?

Compactar e reparar o mdb.

Fui!!!

"Faça as coisas o mais simples que você puder,
porém não as mais simples."

Albert Einstein

Postagens: 164 | Localização: Sombrio, SC, Brasil | Registrado: 27 May 2002Reply With QuoteReport This Post
Programador Pleno

postado Hide Post
Caro Ivan,

Já compactei/reparei, já verifiquei as referências e tudo mais. Mas acho que já tenho uma idéia do que está havendo. Eu fui até a rede de onde abri, passei o anti-vírus e não detectou nada, aí eu abri o bd que estava com problemas e consegui resolver, mas o bd da outra rede ainda não consegui.
Uma das ações que eu realizei neste período foi a referência para a ocx da revista 40 do bd formata. Sei que o correto é registrar, mas como eu estava em outra rede e não tinha nível de privilégios para isto, então resolvi tentar a referência.
Para tentar corrigir desfiz as referências e exclui os forms, mas mesmo assim ele continua falando que não é possível carregar o form que eu já exclui, isto ocorre qdo eu tento abrir qualquer outro form...

bom pessoal, fico no aguardo de novas idéias para eu tentar,

inté +,

paulo

Postagens: 175 | Localização: Campo Grande, MS, Brasil | Registrado: 30 July 2003Reply With QuoteReport This Post
Moderador
Diretor

postado Hide Post
Se você já desmarcou as bibliotecas ausentes (nas referências), deve compilar o projeto para ver se está OK.

Luiz Cláudio C. V. Rocha
Consultoria, Desenvolvimento, Treinamento
Microsoft MVP - Office
MCP VB6
lui@link.com.br

Postagens: 6148 | Localização: São Paulo, SP, Brasil | Registrado: 02 February 2001Reply With QuoteReport This Post
Iniciante

postado Hide Post
Paulo,

Problemas com registro de OCXs são causadores desse tipo de situação, pois, alguns sistemas desenvolvidos em VB por exemplo podem alterar as OCXs na pasta Windows\System e mandar o funcionamento do Access para o espaço.

Dê uma olhada na comdlg32.ocx que você utilizou originalmente no seu banco de dados e a que está sendo utilizada na máquina que vem apresentando problemas.

Uma solução meio grotesca, mas que funciona, é você fazer uma cópia dos seus OCXs e colocar numa pasta diferente de windows\system, linkar seu BD a essa pasta e registrar as OCXs usando o regsvr32. Com isso, mesmo que sejam atualizadas as OCXs do Windows, seu sistema continuará utilizando aquelas que você copiou para sua pasta.

Outra coisa comum que gera problemas com relatórios, dependendo da forma com que os filtros e processos são executados é quando o Windows está com formato de data dd/mm/aa durante o desenvolvimento e na hora da execução o usuário tem a máquina configurada para dd/mm/aaaa. Pode ser mais um foco de problema...

Espero ter contribuído para sua solução,

Alexandre Thees

Postagens: 13 | Localização: Juiz de Fora | Registrado: 08 February 2002Reply With QuoteReport This Post
Programador Pleno

postado Hide Post
Caro Luiz Cláudio,

Copilei o projeto e ocorreu erro, então, conforme análise das dicas do Alexandre Mendonça, coloquei o projeto em outra máquina fora da rede e funcionou legal.
Já tentei reinstalar o MS Office 2000, mas não funcionou, acho que a única solução (ou talvez a mais simples) é reinstalar o WXP.

valeu pela ajuda pessoal!!!

inté +,

paulo

Moderador
Diretor

postado Hide Post
Oi Paulo,

se ocorreu erro ao compilar, você tem que resolver o erro, que provavelmente é de uma referência quebrada. Um projeto pode funcionar em uma máquina e não funcionar na outra porque falta uma ocx ou dll, por exemplo, e mesmo que reinstale tudo, se ficar faltando o ocx ou dll, vai dar erro da mesma forma.

Luiz Cláudio C. V. Rocha
Consultoria, Desenvolvimento, Treinamento
Microsoft MVP - Office
MCP VB6
lui@link.com.br

Postagens: 6148 | Localização: São Paulo, SP, Brasil | Registrado: 02 February 2001Reply With QuoteReport This Post
Programador Pleno

postado Hide Post
Caro Luiz,

A aplicação não possui mais referência a ocx e nem a dll, pois eu retirei, o problema é que tinha alguns itens desativado, tem um artigo sobre isto na ajuda do MS Office XP.
Para quem encontrar o mesmo tipo de problema o caminho é:
Ajuda/Sobre o Microsoft Access/Intens Desativados
Basta clicar nos itens que deseja reativar e clicar em ativar.

pessoal valeu!!!

inté +,

paulo