GD Access    GD Access    Grupo de Discussão  Ir para Categorias  Grupos técnicos  Ir para Fóruns  Access    O que um bom Programador deve saber?
Go
Novo
Procurar
Notificar
Ferramentas
Responder

-star Rating Vote!  Login/Cadastrar 
Programador Júnior

Figura de  command
postado
Olá à todos,
Pessoal é o seguinte, gostaria de fazer uma analise junto à comunidade.
O que um bom Programador VBA Access deve saber?
É apenas um levantamento das principais técnicas ou postura que um profissional deve ter. Gostaria que analisássemos questões como um bom programador deve dominar querys, ADO, DAO, modelagem e etc.

Se for possível gostaria que a comunidade participasse.

ASUS P4S800DX, Intel P4 HT, 2GB DDR 400, 250GB SATA II - Windows XP SP3, Access 2003 SP3, SQL Server Express 2005, MySQL 5.1.31 Community

Postagens: 92 | Registrado: 11 October 2007Reply With QuoteEditar ou Apagar MensagemReport This Post
Analista Júnior

Figura de  Alexandre Minato
postado Hide Post
Command,

Um bom analista primeiro deve entender o software faz, seja access, VSTO, SQL Server, enfim... Para isso é preciso entender os detalhes, por exemplo, pouca gente sabe realmente o funcioamento de um índice em uma tabela ( que é diferente de uma PK). Ou seja as vezes fazemos aos coisas pq alguém falou ou pq vimos em algum lugar, mas, quase nunca nos perguntamos.

-Para que serve?

Normalização de banco de dados;

Boas práticas de programação; (independe de linguagem. ASP.Net, C#, VBA, VB etc..)

Entender conexões e manilpulações de dados.

Aprender a manipular os dados, entendendo o funcioamento deles em ambiente multi-usuarios, que muitos AP´s falham.

Poderia resumir isso tudo em "Estudar muito"!!!!

Uma ótima fonte de estudos é Grupos como este, que sempre tem alguem que quer solução pronta... e para isso alguem tem que aprender a fazer.. Nós que respondemos, quase sempre, aprendemos mais do que aqueles que recebem a ajuda.

---------------------------------------------
Alexandre Minato

Postagens: 561 | Localização: Guarulhos / SP | Registrado: 30 October 2006Reply With QuoteEditar ou Apagar MensagemReport This Post
Programador Júnior

postado Hide Post
Caracas, Concordo, de vez enquando aparece uma LUZ.

!!!!!!!!!!

Postagens: 110 | Registrado: 29 November 2007Reply With QuoteEditar ou Apagar MensagemReport This Post
Gerente

postado Hide Post
Veja aqui

Desenvolvedor ACCESS - 10 Anos
MSN - nascimento_flavio@hotmail.com
Tel - (011) 9845-6262

Postagens: 2723 | Localização: Sao Paulo | Registrado: 14 September 2001Reply With QuoteEditar ou Apagar MensagemReport This Post
Programador Pleno

postado Hide Post
Na minha opinião, o essencial é entender o que o cliente quer no sistema, que muitas vezes ele mesmo não sabe, é necessário um bom relacionamento com ele e saber extrair o máximo de informações relevantes ao sistema.
Esse seria um ponto inicial, uma análise bem feita viria em seguida, documentando o que seu sistema vai fazer (nem sempre isso é possível devido ao curto espaço de tempo que temos em alguns projetos).
Saber projetar o sistema e fazer com que ele funione com consistência e com o máximo de aproveitamento do tempo.

Diante dos vários padrões existentes na atualidade, o programador tem que se adequar ao paradigma que mais se mostrar produtivo e adequado a empresa.

Feliz

Sucesso a todos!

gly

Postagens: 238 | Registrado: 23 October 2008Reply With QuoteEditar ou Apagar MensagemReport This Post
Programador Júnior

Figura de  command
postado Hide Post
Vlw a todos até agora pela participação.
No resumo acho que a opinião de todos está se resumindo em aplicar aos estudos (teoria) e a constante programação (prática).

Embora ainda não tenha sido esse o verdadeiro sentido do 'post' porque também não soube formular da maneira mais correta, contudo está sendo muito válido.

Alexandre, o que você disse é uma grande verdade na maior parte dos casos apenas fazemos algo porque alguém nos diz que é assim e poucas vezes vamos a fundo pra saber o porquê.
Outra verdade como você disse, aqueles que ensinam, aprendem mais do que aqueles que pedem ajuda.(solução)

Flávio, essa também foi uma resposta válidaFeliz

E glv, concordo com tudo o que disse.

Enfim todos os comentários acrescentaram, porém apenas reformulando um pouco mais, eu gostaria apenas que ressaltassem partes vitais de uma programação VBA.

Por exemplo, uma pessoa que não sabe fazer uma conexão ADO, DAO externa, uma pessoa que não saiba analisar várias opções de código VBA sabendo diferenciar e escolher qual deles é o melhor na questão de desempenho ou melhor prática, uma pessoa que não saiba ler e entender um código escrito em uma folha, poderia ela ser um bom programador?

Porque a questão é simples, às vezes pode acontecer de você ter que analisar um código em uma folha e ter que entender ele, outra coisa é você ter um código escrito em uma IDE e poder depurar e lá estando errado você simplesmente altera à maneira correta e funcional.

Eu tenho um problema muito sério e creio que uma grande maioria também costuma fazer isso, quando desenvolvo um sistema novo que tenha semelhanças com um sistema que tenha construído anteriormente simplesmente copio e faço as adaptações.
Não que isso seja errado, afinal são ganhos de produtividade, mas acaba criando um vicio de preguiça que aos poucos na hora de uma real necessidade você simplesmente acaba percebendo que se viciou nos seus próprios códigos.

Mas se no dia de amanhã eu precisar fazer um sistema sem essa 'auto-ajuda', e se não dispor de meios de comunicação pra solicitar ajuda, e complicando ainda mais e se a Ajuda do Access não estiver disponível?

Talvez isso seja algo de uma mente sistemática, mas a realidade de um mundo onde um profissional principalmente o de TI que como diz o ditado "tem que assobiar e chupar cana" esse é um motivo de ter levantando uma questão como essa.
Talvez tenha eu mesmo encontrado a resposta, um bom programador acima de tudo deve ter teoria suficiente para entender e desenvolver um sistema do zero sem recorrer a sistemas que já tenha construído anteriormente ou a “qualquer ajuda externa”, além de dominar a ferramenta e a linguagem tem de entender o suficiente as várias etapas de um processo de desenvolvimento e saber julgar o melhor caminho. Enfim talvez seja isso.

É nessas horas que eu me pergunto, porque eu não escolhi ser jogador de futebol, ou melhor, porque assim como meu Pai não nasci com esse domFeliz

ASUS P4S800DX, Intel P4 HT, 2GB DDR 400, 250GB SATA II - Windows XP SP3, Access 2003 SP3, SQL Server Express 2005, MySQL 5.1.31 Community

Postagens: 92 | Registrado: 11 October 2007Reply With QuoteEditar ou Apagar MensagemReport This Post
Analista Júnior

postado Hide Post
Usar o Google.

Cordial cumprimento.

Postagens: 649 | Localização: Lago Sul, DF, Brasil | Registrado: 07 March 2001Reply With QuoteEditar ou Apagar MensagemReport This Post
Moderador
Diretor

Figura de  Sampaio Lima
postado Hide Post
Boa Leonardo.

Oi command,

veja bem não tem como programarmos bem se não pesquisar, copiar, estudar e principalmente gostar de programar.

Eu por exemplo quando estou programando esqueço de coisas bem simples (acho que acontece com muita gente aqui) e não tem jeito tenho que recorrer a pesquisas e códigos já desenvolvidos.

O inglês também é fundamental, pois os bons materiais têm melhor suporte nessa língua.

==============================
Desenvolvimento e Consultoria
[i]
E-mail:sampaio_lima@hotmail.com

Postagens: 4349 | Localização: Fortaleza - ce | Registrado: 29 January 2001Reply With QuoteEditar ou Apagar MensagemReport This Post
Programador Júnior

postado Hide Post
Olá!!!!

Concordo com todos os itens apresentados por todos os colegas, mas estamos esquecendo de um detalhe: LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO.
Tá cheio de programador por aí que aprendeu a programar pq viu alguém fazendo ou estudou linguandem de programação através de apostilas de escolas de informática de ensinam apenas como utilizar a ferramenta, sem se preocupar com lógica de programação.
Para um bom programador deve-se ter os seguintes conhecimentos:
- Lógica de progamação
- Fundamentos de banco de dados (modelo de entidade e relacionamento, tipagem de dados, conexão com bd, etc)
- Um conhecimento básico de redes (tipos, protocolos, etc)
- E, lógico, conhecimentos avançados na linguagem escolhida para desenvolvimento e nas ferramentas (IDE´s, compiladores, etc).

Creio que com esses conhecimentos o programador terá muito menos "dor de cabeça" na hora de desenvolver seus sistemas.

Sucesso a todos

Maurício
"O único lugar onde SUCESSO vem antes de TRABALHO é no dicionário" - Albert Einstein

Postagens: 80 | Localização: São Paulo | Registrado: 29 March 2002Reply With QuoteEditar ou Apagar MensagemReport This Post
Gerente

postado Hide Post
Mauricio

Command pois é também achei alguns comentários interessantes, mas como falei no livro que comento aqui vc encontra as técnicas que vc emnciona.. estou um pouco surpreso com as 80 primeiras páginas de 928 que ja li.... inclusive com códigos prontos explicando pontos muito importante.

Paguei caro mas ja te valendo a pena...

Desenvolvedor ACCESS - 10 Anos
MSN - nascimento_flavio@hotmail.com
Tel - (011) 9845-6262

Postagens: 2723 | Localização: Sao Paulo | Registrado: 14 September 2001Reply With QuoteEditar ou Apagar MensagemReport This Post
Programador Júnior

Figura de  command
postado Hide Post
Está certo Flávio Lima,
Realmente esse livro que você mencionou acho que é o mais completo.

Estou me aplicando mais, seguindo os conselhos do pessoal, relendo tópicos antigos que achava irrelevantes, não muito a ver com o assunto, mas já no embalo de tópicos novos como o Code Complete. (Livrinho Interessante)

Mas no geral é isso, obrigado pela opinião de todos...
Vlw...

Gerente

postado Hide Post
quote:
O que um bom Programador VBA Access deve saber?

Programar bem

Desenvolvimento & Suporte
jhfialho@rocketmail.com

Postagens: 3666 | Registrado: 01 February 2001Reply With QuoteEditar ou Apagar MensagemReport This Post
Coordenador

Figura de  rogerio100
postado Hide Post
dos itens aqui citados, deve ter atenção, boa lógica conhecimento de linguagem que vai operar, mas antes de tudo boa vontade, e para ser bom programador não se limitar no que está tentar algo novo, criar algo novo no que tem, descobrindo novos horizontes dentro da linguagem ou em novas linguagens.

Abraços

Rogério

Suporte e Desenvolvimentos: rogcs@ig.com.br (027) 9908-1346

Não esqueça de dizer se deu certo.

Visite o site sempre tem novidades

www.esnips.com/web/rogerio100

Postagens: 1868 | Localização: Vila Velha - E.S. | Registrado: 26 July 2005Reply With QuoteEditar ou Apagar MensagemReport This Post
 Tópico Anterior | Próximo Tópico Powered by Eve For Enterprise  

GD Access    GD Access    Grupo de Discussão  Ir para Categorias  Grupos técnicos  Ir para Fóruns  Access    O que um bom Programador deve saber?

©