GD Access    GD Access    Grupo de Discussão  Ir para Categorias  Grupos técnicos  Ir para Fóruns  Access    Como usar Seimed numa consulta retornando É Nulo ou É Negado Nulo
Go
Novo
Procurar
Notificar
Ferramentas
Responder

Como usar Seimed numa consulta retornando É Nulo ou É Negado Nulo
 Login/Cadastrar

Iniciante

postado
sds aos participantes do forum!

depois das devidas consultas, percorrer diversos tópicos, não conseguí resposta para um problema com o uso de Seimed, É Nulo ou É Negado Nulo. li também o tópico "Você sabe trabalhar com nulos?". trata-se do seguinte: numa consulta com 11.000 registros, um campo chamado "Fabricante", na sua propriedade na tabela está Requerido=Não, por muitas vezes não se ter o nome do fabricante a ser informado. nessa consulta, na sua grade, quando ela é executada sem nenhum critério (no campo fabricante ou qualquer outro) são obtidos todos os registros que tem e que não tem fabricante preenchido. quando se coloca como critério da consulta a expressão É Nulo, nesse campo fabricante, são obtidos só os registros que não contem o campo fabricante preenchido. ao se colocar como critério a expressão É Negado Nulo, são obtidos só os registros que contem o campo fabricante preenchidos. isso é bem simples e é o que resolveria meu problema se o access interpretasse essa linha abaixo, que digitei no critério do campo Fabricante, da consulta:

SEIMED([MinhaPergunta]=1;É Nulo;É Negado Nulo)

ou seja: quando um controle chamado MinhaPergunta tiver o valor 1, o critério obtido para o campo fabricante seria o simples É Nulo, que eu posso digitar diretamente no campo fabricante da grade da consulta. quando o controle chamado MinhaPergunta tiver um valor diferente de 1, o critério obtido para o campo fabricante seria o simples É Negado Nulo, que posso inserir diretamente no campo fabricante da grade da consulta e obter os registros que estão preenchidos com o fabricante. mas ao executar a consulta, quando MinhaPergunta é respondida com o valor 1, o
access retorno um erro tipo "...a expressão foi digitada de forma incorreta ou é complexa demais...", e quando o valor é diferente de 1 o access "roda" a consulta e não mostra nenhum registro. como faço para fazer o access entender esse raciocínio? tem algo a ver com sintaxe?
se alguém puder me ajudar o mais breve possível agradeço de pronto. preciso usar esse critério de É Nulo e É Negado Nulo em vários controles de outros campos que farão parte de um filtro de um formulário, para se encontrar os registros que atendam a uma necessidade especifica. agradeço quem puder me dar um exemplo de como resolver essa instrução ou me enviar um exemplo.

ps.: devido a estar sempre viajando, geralmente demoro a responder. espero que entendam.

sds a todos !

Postagens: 15 | Registrado: 24 May 2006Reply With QuoteReport This Post
Diretor

postado Hide Post
quote:
SEIMED([MinhaPergunta]=1;É Nulo;É Negado Nulo)

Tente a expressão:

CampoCalculado: SeImed([MinhaPergunta]=1;"";[Fabricante])

Ou então:
CampoCalculado: SeImed([MinhaPergunta]=1;"É Nulo";"É Negado Nulo")

Postagens: 4130 | Registrado: 01 February 2001Reply With QuoteReport This Post
Iniciante

postado Hide Post
sds JorgeHF,
vou tentar acompanhar as respostas do forum, enquanto não saio em viagem. vamos lá:
no seu exemplo quando MinhaPergunta é respondida diferente de 1 (1° exemplo), o access retorna os registros cujo campo fabricante foi preenchido, mas quando a resposta é 1, ele retorna a consulta com um único registro vazio. no outro exemplo ao executar a consulta só obtenho um único registro vazio.
todas essas formas mais convencionais de de forçar o access aceitar através de uma "pergunta", a resposta É Nulo / É Negado Nulo, eu já tentei inclusive, como exemplo abaixo

SeImed([MinhaPergunta]=1;[Fabricante]="";[Fabricante]) ou SeImed([MinhaPergunta]=1;[Fabricante]=Nulo;[Fabricante=É Negado Nulo) ou
SeImed([MinhaPergunta]=1;([Descrição].[Fabricante])É Nulo;([Descrição].[Fabricante])É Negado Nulo)

o interessante (ou "desinteressante", já que não obtenho o resultado desejado), é que o access aceita dentro da grade da consulta a expressão É Nulo/É Negado Nulo, mas ao obter essas expressões através de uma resposta o comportamento dele é imprevisto. valeu pelas dicas. tô tentando do lado de cá resolver isso. pelo jeito essa solução pode ajudar a mais gente.

sds,

Diretor

postado Hide Post
Observe que a expressão que postei está sendo usada em um CampoCalculado e não no critério da consulta.

Já que você tem o campo Fabricante acho que bastaria utilizar os critérios É Nulo ou É Negado Nulo sem usar o SeImed.

Pelo que entendí a necessidade talvez seja identificar os nulos.

Por outro lado acho que a expressão com o SeImed como critério, da maneira como foi colocada dará erro.

Não sei se você chegou a testar no CampoCalculado.

O resultado dos 2 CamposCalculados é o seguinte:

MinhaPergunta CampoCalculado1 CampoCalculado2
.....................Primeiro...............É Negado Nulo
1.............................................É Nulo
.....................Terceiro...............É Negado Nulo

Postagens: 4130 | Registrado: 01 February 2001Reply With QuoteReport This Post
Iniciante

postado Hide Post
JorgeHF,
dentro do formulário, pra testar o resultado, já tinha criado uma caixa de texto "Texto1", que era o critério para o campo "Fabricante" na consulta, ficando assim o critério: [Formulários]![F_Descrição Geral]![Texto1]. na caixa de texto Texto1, no evento Após Atualizar: Me.Requery. ao digitar É Nulo / É Negado Nulo, na caixa de texto e dar um enter, o retorno é sempre um registro vazio no formulário.

Com a sua obervação agora, sobre utilizar um campo calculado, conseguí algo que parece promissor. Vou precisar de um "tempinho", não sei se ainda hoje, para continuar a solução desse problema. assim que tiver uma novidade, espero que a solução. eu me manifesto.

obrigado pelo empenho,
sds!

Programador Pleno

postado Hide Post
Nao sei se entendi bem, mas se vc quer fazer um filtro em formulario a maneiroa mais facil eh:

Dim strFilter As String

If Nz([MinhaPergunta]) = 1 Then
strFilter = "IsNull([Fabricante])"
Else
strFilter = "Not IsNull([Fabricante])"
End If

Me.FilterOn = True
Me.Filter = strFilter

Vanderlei S. Matheus

Postagens: 244 | Localização: Grand Cayman | Registrado: 10 June 2002Reply With QuoteReport This Post
Programador Pleno

postado Hide Post
Se precisar usar em uma consulta mesmo da pra fazer uma gambiarra. Coloque em um módulo:

Function PutNull() As String

PutNull = vbNullString

End Function

E depois o critério da consulta fica assim:

SeImed([LaPergunta?]=1;PutNull();[FABRICANTE])  

Mas acho mais certo utilizar o filtro que o colega Vanderlei sugeriu.

Postagens: 197 | Registrado: 24 October 2006Reply With QuoteReport This Post
Iniciante

postado Hide Post
Primeiro ola a todos sou novo por aqui e queria agradecer a todos pois ja resolvi muita coisa som o help do forum.
bom eu tive a mesma necessidade que o colega leaoleal e resolvi da seguinte forma, na consulta coloque em uma nova coluna a expressão
teste: SeImed([fabricante] É Nulo;"vazios";"cadastrados") e no criterio coloque Como Formulários![seuform]![seucampo] , para editar basta criar um novo form baseado na sua consulta.
espero ter ajudado.

Postagens: 2 | Registrado: 24 September 2008Reply With QuoteReport This Post
Iniciante

postado Hide Post
a todos boa noite! devido a viagens contantes, o tempo me é curto e não posso ser tão prestativo nas respostas como vocês o são para comigo. peço desculpas.
optei para tentar resolver esse meu problema, a sujestão do JorgeHF que é também a sugerida pelo Cezar. as outras me pareceram mais avançadas e gostaria de testar noutra oportunidade.
na grade da consulta ao se colocar a simples expressão "Expr1:[Fabricante] é negado nulo", já consigo um resultado da seguinte maneira:
para os campos "Fabricante" que contém o nome do fabricante o resultado é: -1
para os campos "Fabricante" que não contém o nome do fabricante o resultado é: 0
com a resposta -1 e 0 já é possivel aplicar um critério, pois agora não se precisa trabalhar com campos que retornam valores nulos. dessa forma criei o seguinte critério:

SeImed([Formulários]![F_Descrição Geral]![Localizar Por Fabricante]="(Com Fabricante)";-1;SeImed([Formulários]![F_Descrição Geral]![Localizar Por Fabricante]="(Sem Fabricante)";0;SeImed([Formulários]![F_Descrição Geral]![Localizar Por Fabricante]="(Tudo)";0;[Fabricante]=[Formulários]![F_Descrição Geral]![Localizar Por Fabricante]))) Ou SeImed([Formulários]![F_Descrição Geral]![Localizar Por Fabricante]="(Tudo)";-1)

no formulário "F_Descrição Geral", a caixa de combinação "Localizar Por Fabricante', contém os parâmetros para o critério da consulta. como a escolha sempre retorna um valor diferente de nulo (-1 e 0), evita-se os transtornos do uso de nulos.
nesse momento considero resolvido esse problema. gostaria de agradecer ao manifesto de todos, pelo empenho em me ajudar. espero que tenha ajudado a mais alguém.

sds!