GD Access    GD Access    Grupo de Discussão  Ir para Categorias  Grupos técnicos  Ir para Fóruns  Access    duvida em como relacionar um formulário com um relatório.
Go
Novo
Procurar
Notificar
Ferramentas
Responder

duvida em como relacionar um formulário com um relatório.
 Login/Cadastrar

Iniciante

postado
Olá, bom dia meu nome é Guilherme.

Gostaria de uma ajuda.

Estou aprendendo a mexer no access, pois preciso desenvolver um banco de dados para a empresa em que trabalho.

Neste banco de dados, consta um formulário que apresenta os materiais que são utilizados na empresa, e seus respectivos fornecedores, códigos e valor.

Minha ideia é implementar um botão nesse formulário que me permita adicionar alguns desses materiais a um relatório.

Exemplo:

Eu tenho o seguinte produto no formulário.

Descrição: Reator eletrônico 1x20W
Fornecedor: Cofema
Código: 123456
Valor: 13,59

E ao clicar nesse botão gostaria que esse item fosse direto para um relatório, assim eu iria adicionando os materiais desejados e posteriormente poderia utilizar esse relatório como um pedido de compra por exemplo.

Agradeço desde já,

Guilherme Ribeiro

Postagens: 3 | Registrado: 26 April 2013Reply With QuoteReport This Post
Estagiário

postado Hide Post
Olá Guilherme,

Isso o que você quer não é nada complicado. No evento Report_Open de seu relatório:

me.RecordSource = "SELECT SuaTabela.Código,SuaTabela.Descrição, SuaTabela.Fornecedor, SuaTabela.Valor ORDER BY Código"

Você pode modificar se ordena por código ou por fornecedores ou valor crescente(ASC) ou decrescente (DESC)

Postagens: 52 | Localização: Rio de Janeiro | Registrado: 14 May 2008Reply With QuoteReport This Post
Iniciante

postado Hide Post
Olá good guy,

Acho que devo ter feito minha tabela de forma errada.
Pelo que eu entendi da sua explicação, eu deveria ter uma tabela para descrição, outra para fornecedor, uma pra código e outra para o valor?

É porque eu fiz uma unica tabela onde eu inseri todos esses dados e criei um fórmulário, assim todas as vezes que eu for cadastrar um produto novo eu teria que digitar todos esses campos.

A maneira correta seria fazer as tabelas separadas e e fazer uma relação delas no formulário?

Estagiário

postado Hide Post
Exatamente. Você poderia criar uma tabela à parte só para receber os itens de compra de um cliente por exemplo. Para inserir estes itens você teria que criar uma cláusula de inserção assim:
Dim sCod As Integer
Dim sNome As String
....
sCod = Forms!NomedoForm!Codigo
sNome = Forms!NomedoForm!Nome 'Ou cboNome.Column(0) em caso de ser uma combobox e não uma caixa de texto.

strSQL = INSERT INTO tblPedidos(CodCliente, Nome, Produto, Valor, DataCompra) VALUES ('" & sCod & "','" & sNome & "','" & sProd & "','" & sValor & "','" & sDataCompra & "')
Currentdb.Execute strSQL

Em caso de você querer reunir duas tabelas:

strSQL = "SELECT tblVendas.CodProd, tblPedidos.Nome, tblVendas.Produto, tblVendas.Valor, tblVendas.DataCompra, tblProdutos.CodProd INNER JOIN tblProdutos ON tblVendas.CodProd = tblProdutos.CodProd"

Em caso de você querer reunir mais de duas tabelas:

strSQL = "SELECT tblVendas.CodProd, tblVendas.NomeConsumidor FROM tblVendas
UNION ALL SELECT tblProdutos.CodProd, tblProdutos.NomeProduto, tblProdutos.Valor FROM tblProdutos UNION ALL SELECT tblClientes.CodCliente, tblClientes.NomeCliente, tblClientes.Endereco, tblClientes.Bairro, tblClientes.Cidade FROM tblClientes"

Acesse meu site para estudos:
www.goodguyaccessvba.com.br

This message has been edited. Last edited by: EduardoGoodGuy,

Postagens: 52 | Localização: Rio de Janeiro | Registrado: 14 May 2008Reply With QuoteReport This Post
Iniciante

postado Hide Post
Olá good guy,

Quando eu estiver contruindo a tabela código, eu teria que coloca todos os codigos dos produtos que eu tenho na minha empresa e depois através de relações entre as chaves primarias da tabela descrição e da tabela código eu já estaria associando o código para o seu determinado produto?

Outra duvida, é quando eu já estiver com o meu fórmulário completo, eu teria o botão adicionar produto ao relatório, para ele realizar tal função, eu teria que colocar somente aquele código que vc mencionou acima no evento "ao clicar"?

Agradeço sua atenção.

Estagiário

postado Hide Post
Sim. Entre também em meu site e estude o tutorial sobre relacionamentos entre tabelas na aba Artigos.

www.goodguyaccessvba.com.br

This message has been edited. Last edited by: EduardoGoodGuy,