GD Access    GD Access    Grupo de Discussão  Ir para Categorias  Grupos técnicos  Ir para Fóruns  Access    Opinião sobre controle de estoque
Go
Novo
Procurar
Notificar
Ferramentas
Responder

-star Rating Vote!  Login/Cadastrar 
Programador Sênior

postado
Caros amigos,

De acordo com a quantidade de topicos relacionados ao assunto "Controle de estoque" dá para perceber que a coisda não é tao facil.

Gostaria de voces analizassem os procedimento que adotei:

Tenho uma "tabelaProdutos
cod_prod
cod_fornecedor
valor_referencia
estoque_minimo

Outra tabelaEntrada
cod_prod
quantidade

Uma tabelaSaida (Que é fonte para o subform do formulario Pedidos)
cod_ped
cod_prod
quantidade_saida
etc..

Tenho duas consultas totais
Uma soma quantidade na tabelaEntrada (por produto)
Uma soma quantidade na tabelaSaida

Uma terceira ConsultaEstoque pega estes resultados e me dar a diferença:
Estoque: QuantEntrada - quantSaida

No formulario de Pedidos, antes de atualizar o campo quantidade_saida, é verificada a ConsultaEstoque, se o valor for menor que o campo o sistema informa e não aceita a entrada.

Ainda disponibilizo um PopMenu atraves de um botao de comando que informa todos os dados do produto selecionado, inclusive a quantidade atual do estoque.

O sistema ainda não entrou em funcionamento pois tenho algumas duvidas:

1 - O fato de toda entrada de produto gerar uma consulta ao estoque atraves de todas as tabelas citas acima não irá sobrecarregar o sistema?

2 - Não ter um campo específico na tabela produtos para o estoque atual pode prejudicar prafretemente o meu sistema?

Sei que o beneficio deste recurso é a não criação das famosas consultas Exclusão e Acrescimo, uma vez que se um pedido for cancelado, as informacoes da tabelaSaida tambem sairão e meu estoque ficará automaticamente atualizado.

Por favor, opinem, preciso entrar com este sistema até final de Setembro.

Desde já agradeço
Wellington Marinheiro

Postagens: 379 | Localização: Recife, PE, Brasil | Registrado: 28 September 2001Reply With QuoteEditar ou Apagar MensagemReport This Post
Programador Sênior

postado Hide Post
Só gostaria de corrigir a frase:
"Gostaria de voces analiSassem os procedimentoS que adotei:"

Postagens: 379 | Localização: Recife, PE, Brasil | Registrado: 28 September 2001Reply With QuoteEditar ou Apagar MensagemReport This Post
Estagiário

postado Hide Post
Bem, Wellington,

Eu comecei a trabalhar com estoque, e no inicio tbem montei duas tabelas ( entrada e saida ) mas com a complexidadde dos lançamentos e checagem preferi usar uma unica tabela, onde os valores de entreda eu gravo como positivo e os de saida eu gravo como negativos :

Data (data)
produto (numerico)
Qtd (numerico)
Saida (Sim/Não)
Entrada (Sim/Não)

Os dados ficam mais ou menos assim :

08/08/02
123456
20
falso
verdadeiro

08/08/02
123456
-20
verdadeiro
falso

Para obter o saldo atual simplesmente somo o campo qtd.

Postagens: 26 | Localização: São Paulo | Registrado: 02 April 2001Reply With QuoteEditar ou Apagar MensagemReport This Post
Moderador
Diretor

postado Hide Post
Oi Wellington,

a modelagem que não inclui o campo Estoque na teoria é a melhor, pois evita o risco de inconsistência, isto é, o risco de entradas - saídas ser diferente do estoque. Na prática, entretanto, acaba sendo útil ter o campo estoque justamente para não ter que armazenar todo o histórico de transações.

Agota tome cuidado com o procedimento que verifica o estoque e bloqueia o pedido se a quantidade for maior: é muito comum acontecer do produto existir fisicamente mas seu estoque estar errado no sistema, por diversos motivos (contagem errada, venda com código errado, compra não lançada, etc.). Neste caso, o sistema bloquearia a venda (atividade fim da empresa) por causa de algum erro menor. É preferível adotar uma solução para corrigir o estoque posteriormente (um relatório de estoques negativos, por exemplo), e não bloquear vendas.

[]

Postagens: 5899 | Localização: São Paulo, SP, Brasil | Registrado: 02 February 2001Reply With QuoteEditar ou Apagar MensagemReport This Post
Programador Sênior

postado Hide Post
Oi Alan,

ainada não verifiquei a possibilidade de uma unica tabela conforme voce sugeriu, em breve darei o retorno, Grato.

Grande Luiz Cláudio !!!

Na realidade, meu sistema não tem um campo ESTOQUE, este é um campo calculado na consulta que ver entrada-saida. Quanto à possibilidade de erro no estoque, afiz com que o sistema informasse da falta e abrisse a possibilidade do usuario acessar a tabela entrada de dados para atualizacao da informacao, atende?

Grato
Wellington Marinheiro

Tópico Anterior | Próximo Tópico Powered by Eve For Enterprise  

GD Access    GD Access    Grupo de Discussão  Ir para Categorias  Grupos técnicos  Ir para Fóruns  Access    Opinião sobre controle de estoque

©